Notícias

Vem aí mais uma Feira do Programa Miniempresa

CIC Jovem

Publicado em 06/06/2018

Estudantes do Ensino Médio trabalham o desafio de administrar uma miniempresa durante 15 jornadas - Foto: Divulgação
Estudantes do Ensino Médio trabalham o desafio de administrar uma miniempresa durante 15 jornadas - Foto: Divulgação

Quem visitar o Prataviera Shopping nos dias 15 e 16 deste mês, das 9h às 21h, vai poder conferir a diversidade dos produtos fabricados pelos alunos de 18 escolas de Caxias e Região que participam, neste ano, da 22ª edição do Programa Miniempresa. A feira, que vai se localizar no 3º andar do shopping, próximo à Praça de Alimentação, vai oferecer para comercialização ao público desde luminárias, cobertores, suportes para celulares, almofadas até produtos para a linha pet, entre outros itens. A solenidade de abertura está marcada para as 14h de sexta-feira (15).

O Programa Miniempresa foi levado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Farroupilha. Durante 15 semanas, os jovens ficaram envolvidos em jornadas semanais de três horas e meia, realizadas nas escolas por voluntários da instituição, geralmente no turno da noite. Estudantes na faixa etária de 15 a 18 anos tiveram a oportunidade de participar de uma experiência prática em economia e negócios, aprendendo os processos de montagem e operação de uma empresa, chegando ao grande momento de criar e comercializar o seu produto. Acompanhados por voluntários, conheceram o método Aprender-Fazendo, criado por profissionais de Harvard e disseminado por todo o Brasil.

Por meio do Miniempresa, os alunos dão os primeiros passos para saber o que é uma pesquisa de mercado, como captar recursos, desenvolver um organograma, participar da escolha e reunião de diretoria. Eles começam a ganhar familiaridade com formulários de controle, passam a entender o que é uma ação, formas de investimento e os compromissos legais com impostos e acionistas, até chegar ao grande momento de fabricar e vender o seu próprio produto.

O coordenador da Diretoria de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), William Cardoso de Oliveira, esclarece que o programa é desenvolvido em Caxias do Sul há 22 anos pela CIC Jovem em parceria com a Junior Achievement. “O programa é um incentivo ao empreendedorismo jovem, pois proporciona aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática do mundo dos negócios”, afirma Oliveira. Segundo ele, os alunos experimentam o que significa serem donos do próprio negócio, pois representa uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento para estes jovens que estão prestes a ingressar na vida profissional. Ao final do programa, após a divisão dos lucros entre os participantes e acionistas, a renda arrecadada com a coleta simbólica de impostos é revertida a entidades assistenciais. 

A solenidade de formatura, que marca o encerramento das jornadas, está agendada para o dia 7 de julho, às 19h, no UCS Teatro.

MINIEMPRESAS 2018:

CASETEC - CETEC
PILLOW TUBES - COLÉGIO IMIGRANTE
VEST PET - ESCOLA IMPULSO AO SABER
LUMINOUS - ESCOLA IRMÃO GUERINI
#DECORATTI - ESCOLA JOÃO TRICHES
M&M'SOFT - COLÉGIO MADRE IMILDA
COSY FLAKES - COLÉGIO MURIALDO ANA RECH
DREAM BOX - ESCOLA OLGA MARIA KAYSER
SANTA CORTI - ESCOLA SANTA CATARINA
SANCA STORE AS - COLÉGIO SÃO CARLOS
AIMER COBERTORES - COLÉGIO SÃO JOÃO BATISTA
CONFORTAGEM - ESCOLA FREI CANECA
DECORPLATE - ESCOLA LUIZ GELAIN
PLANTARTE – COLÉGIO SÃO RAFAEL
SMART TEC  - COLÉGIO CNEC FARROUPILHA ÂNGELO ANTONELLO / COLÉGIO ESTADUAL OLGA RAMOS BRENTANO / COLÉGIO ESTADUAL SÃO TIAGO / ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JÚLIO MANGONI

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)