Notícias

CIC apela aos deputados estaduais pela aprovação de projeto que autoriza plebiscito para privatizar estatais

Gerais

Publicado em 30/05/2018

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) enviou, nesta terça-feira (29), mensagem a todos os deputados estaduais pedindo o apoio dos parlamentares ao projeto encaminhado pelo governo estadual que trata da realização de plebiscito para privatizar ou federalizar estatais gaúchas nas áreas de carvão, energia e gás. Para o presidente da entidade, Ivanir Gasparin, o governo gaúcho precisa de condições para dar andamento ao plano de modernização do Rio Grande do Sul. Gerir a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE Distribuição, CEEE Geração e Transmissão e CEEE Participações) não é papel do governo, que deve focar seus recursos em áreas essenciais como educação, saúde, segurança, infraestrutura e políticas sociais, opinou Gasparin.

O pedido da CIC refere-se principalmente à votação e aprovação do Projeto de Lei 69/2018, em tramitação na Assembleia Legislativa, que reduz de cinco para três meses o prazo de convocação do plebiscito. A aprovação do PL tornaria possível fazer consulta à população junto com a eleição de outubro. A matéria deveria ter sido apreciada ontem no plenário da Assembleia, mas a sessão foi cancelada. 

Até a manhã desta quarta-feira (30), apenas o deputado João Fischer (PP) havia respondido à correspondência da CIC, posicionando-se favorável à aprovação do projeto de lei.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)