Notícias

CIC cobra do governo estadual melhorias na infraestrutura da Região

Política Urbana e Infraestrutura

Publicado em 15/08/2017

Representantes da entidade estiveram reunidos no Daer para apresentar pauta de reivindicações - Foto: Liana Ramos/Daer
Representantes da entidade estiveram reunidos no Daer para apresentar pauta de reivindicações - Foto: Liana Ramos/Daer

Representantes da Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da CIC estiveram reunidos com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, e com o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, nesta segunda-feira (14), em Porto Alegre. No encontro, os empresários cobraram medidas mais efetivas para as questões de infraestrutura que impactam o desenvolvimento de Caxias do Sul e Região.

Um ponto importante da audiência foi a solicitação para agilização da emissão de licenças para transporte de cargas. Está ocorrendo uma demora que, em algumas situações chega a mais de 30 dias. O diretor do Daer prometeu descentralizar o serviço, que atualmente é realizado em Porto Alegre. O serviço também passará a ser realizado em Bento Gonçalves, na sede regional do Daer. Uberti anunciou ainda que em breve as licenças serão realizadas digitalmente.

Outro assunto abordado pela comitiva da CIC foi em relação a pontos de rodovias da Serra Gaúcha onde há curvas muito fechadas e que dificultam o trânsito de caminhões de maior porte ou ônibus articulados. Além disso, a CIC solicitou que obras sejam realizadas na ERS-122 e na BR-116, onde a situação é mais grave, a fim de permitir mais segurança nestas rodovias. O diretor do Daer falou sobre a dificuldade de recursos no aspecto estadual e deu algumas sugestões quanto à abertura de diálogo com o DNIT.

Em relação ao trevo da Codeca, na Rota do Sol, a comitiva foi informada que a Prefeitura de Caxias do Sul quis modificar o projeto que já havia sido aprovado na gestão passada. O projeto, segundo o diretor do Daer, estava pronto e com recursos previstos. Agora, segundo ele, não há como prever, pois o assunto retornou para o poder público municipal para reavaliação do projeto.

Quanto à modificação do trevo da entrada de Fazenda Souza, as obras de construção de uma rotatória devem começar nos próximos dias pela Construtora Dalfovo, para dar mais segurança e agilizar o fluxo no local. A solução foi questionada pela CIC, que sugeriu outro tipo de aparelho viário, como um viaduto, por exemplo. “Acreditamos que seria mais econômico e mais seguro”, frisou o coordenador da Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da CIC, Delmar Perizzolo.

A CIC também encaminhou uma correspondência ao secretário estadual de Planejamento e Gestão, Carlos Búrigo, solicitando ao estado um posicionamento quanto ao aeroporto em Vila Oliva.

A reunião foi intermediada pelo secretário-adjunto Evandro Fontana. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia atua para tornar as condições do estado cada vez melhores para o crescimento do setor produtivo, interagindo para isso, com outros órgãos do governo, quando necessário”, afirmou Fontana.

Também participaram da audiência os diretores de Infraestrutura e Política Urbana da CIC Olivir Viezzer e Eduardo Michelin e o empresário Ronaldo Bidese.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC