Notícias

CIC recebe cronograma que detalha projeto de recuperação da Rota do Sol

Política Urbana e Infraestrutura

Publicado em 12/04/2017

Representantes da CIC e técnicos da Toniolo, Busnello se encontraram nesta quarta-feira (12) - Foto: Candice Giazzon/CIC
Representantes da CIC e técnicos da Toniolo, Busnello se encontraram nesta quarta-feira (12) - Foto: Candice Giazzon/CIC

Representantes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) estiveram reunidos nesta quarta-feira (12) com engenheiros da Toniolo, Busnello para tratar das obras de restauração dos trechos da RSC-453 contemplados no Programa Restauro. Na avaliação do vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, foi importante fazer esse acompanhamento, pois foi possível verificar que o cronograma de execução dos trabalhos está sendo cumprido. Os técnicos da empreiteira entregaram um relatório detalhado do projeto à comitiva da entidade.

Iniciadas em fevereiro, as obras incluem 22,49 quilômetros de Lajeado Grande a Várzea do Cedro e 11,55 quilômetros de Várzea do Cedro a Tainhas, totalizando 34,04 quilômetros. Estão sendo executadas obras de fresagem, reciclagem de pavimento, aplicação de capa selante, reperfilamento, sinalização e drenagem.

“Pudemos verificar que o cronograma de obras, orçadas em aproximadamente R$ 28 milhões, está sendo atendido, de modo que, aparentemente, as obras deverão estar concluídas no prazo contratado”, disse a diretora de Infraestrutura e Política Urbana da CIC Margarete Bender. Quanto às obras de sinalização de trânsito e tráfego, os representantes da entidade foram informados que estes trabalhos serão executados em caráter provisório. A implementação da sinalização definitiva, tanto horizontal quanto vertical, está vinculada a outras ações a serem desenvolvidas pelo Daer e que não integram o conjunto da obra contratada. De acordo com Margarete, a CIC pretende promover um encontro com a empresa responsável pela fiscalização da obra para obter mais informações, especialmente quanto à confirmação do efetivo atendimento dos requisitos de natureza técnica.

Como incremento de melhorias da rodovia, com vistas às condições de segurança do tráfego, a Diretoria ainda buscará junto ao Daer a construção de aparelho viário que assegure melhores condições para o acesso a Fazenda Souza e, da mesma forma, no conjunto dos acessos a Vila Seca e Criúva. “Importante que seja dada também uma solução aos problemas de afundamento do leito da pista, já registrados, no trecho situado ao final da descida da Serra”, observou a diretora da CIC.

Além de Zignani e Margarete, fizeram parte da comitiva os diretores de Infraestrutura e Política Urbana da CIC Delmar Perizzolo e Olivir Viezzer.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC