Notícias

Programação da CIC em comemoração à Semana Farroupilha agrada participantes

Gerais

Publicado em 21/09/2016

Presidente do MTG, Nairo Callegaro palestrou hoje na CIC - Foto: Julio Soares/Objetiva
Presidente do MTG, Nairo Callegaro palestrou hoje na CIC - Foto: Julio Soares/Objetiva

O público que participou da reunião reunião-almoço que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) realizou nesta quarta-feira (21) foi surpreendido com as diversas atrações preparadas para marcar as comemorações da Semana Farroupilha. Além da palestra do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, sobre o tradicionalismo gaúcho, apresentações de danças típicas gaúchas e músicos regionalistas encantaram o público. “Queremos prestar a nossa homenagem a um dos momentos mais importantes da história gaúcha e, com isso, passar uma mensagem de esperança, pois se hoje nosso estado vive uma profunda crise, precisamos acreditar, trabalhar e agir para que ela seja superada e vencida como todas as outras o foram no passado, graças à garra do povo gaúcho”, afirmou o presidente da CIC, Nelson Sbabo. 

Depois do hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Brasileiro e Rio-grandense, o público foi recepcionado com a apresentação dos músicos Espedito de Lima Abrahão Junior, Valdir Pulz e Vinicius Bianchini. Também pôde conferir uma exposição de pinturas sobre tela do artista uruguaio Federico Reilly, com o tema “Gaúcho e seu mundo”. As obras fazem parte da coleção da historiadora Véra Stedile Zattera. 

Antes da palestra de Nairo Callegaro, o declamador João Alberto Gobbi recitou o poema Retorno Bravo, de autoria do poeta gaúcho Ubirajara Raffo Constant. Após a palestra, a invernada veterana do CTG Os Carreteiros, da Associação das Empresas Randon, apresentou algumas das principais danças do folclore rio-grandense. O evento foi finalizado com a apresentação do acordeonista caxiense Robison Boeira, acompanhado dos violonistas Tarciso Scariot e Alberto dos Santos Gonzalez. O que ninguém esperava foi o convite que Robison Boeira fez ao arquiteto Paulo Bertussi, presente no evento, para acompanhá-lo no vocal de Oh! De casa, de Os Bertussi, arrancando aplausos do público.   

Já Nairo Callegaro falou sobre a origem do Movimento Tradicionalista Gaúcho, fundado há exatos 50 anos, e sobre os princípios que nortearam essa trajetória, além dos desafios do futuro. O MTG, que se compõe de 30 coordenadorias regionais, possui 1.700 entidades filiadas e atuantes, os chamados Centros de Tradições Gaúchas.  Caxias do Sul é o município com o maior número de CTGs filiados aos MTG. Seu objetivo é preservar e propagar a filosofia do tradicionalismo gaúcho organizado. “O futuro do tradicionalismo que queremos depende dos jovens que deixarmos para o futuro, e estes jovens dependem da postura e exemplo que demonstrarmos a eles”, afirmou o presidente do MTG. 

O prefeito Alceu Barbosa Velho elogiou a iniciativa da CIC de organizar uma programação festiva ao Dia do Gaúcho e sugeriu que seja realizado nos anos seguintes como forma de valorizar a cultura e as tradições gaúchas no meio empresarial.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens