Notícias

Pepe Vargas e Daniel Guerra apresentam suas propostas na CIC

Gerais

Publicado em 05/09/2016

Candidato do PT, Pepe Vargas falou das prioridades de seu plano para governar Gaxias do Sul - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Candidato do PT, Pepe Vargas falou das prioridades de seu plano para governar Gaxias do Sul - Foto: Giovana Schmitt/CIC

Nesta segunda-feira (5), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) recebeu os candidatos a prefeito de Caxias do Sul Pepe Vargas (PT) e Daniel Guerra (PRB). Durante uma hora, separadamente, cada candidato expôs à presidência da entidade e aos presidentes de sindicatos patronais as suas propostas para administrar o município.

Pepe Vargas afirmou que seu governo dará ênfase à saúde e educação. “Precisamos de um bom Sistema Único de Saúde funcionando e de um bom sistema de educação. Precisamos melhorar a qualidade dos gastos na educação e na saúde”, defendeu Pepe Vargas. Entre as medidas estão a gestão informatizada, a implantação do modelo de atenção básica de saúde e ampliar vagas em creches para crianças de zero a três anos para atender a população de baixa renda. Também revelou que pretende isentar de taxas e de tributos no primeiro ano de funcionamento as pequenas e microempresas e implantar o distrito empresarial, com financiamento de áreas para a instalação de novos empreendimentos.

Na hora seguinte, foi a vez de Daniel Guerra apresentar sua plataforma de governo. Ele adiantou que seu secretariado será formado somente por técnicos com profundo conhecimento na área. Os pilares de sua administração serão a saúde, segurança, emprego e educação. As medidas incluem informatização do atendimento de saúde, construção de escolas, ampliação da atuação da Guarda Municipal, descentralização dos serviços para garantir a autossuficiência dos bairros e com isso melhorar a mobilidade urbana, adotar iluminação pública mais eficiente e ampliar o videomonitoramento, além de estabelecer um cronograma de implantação do aeroporto em Vila Oliva. Também é projeto de Daniel Guerra criar o Centro de Empreendedorismo para fomentar o desenvolvimento econômico e a inovação tecnológica.

Depois de ouvir os candidatos, várias lideranças empresariais disseram o que esperam da administração pública a partir de 2017 e quais os principais gargalos que hoje dificultam o desenvolvimento de Caxias do Sul. Pepe Vargas e Daniel Guerra ressaltaram a importância do diálogo com a classe produtiva na busca das soluções para os problemas do município.

A ordem de apresentação dos candidatos foi definida em sorteio. De acordo com o resultado, Vitor Hugo Gomes (Rede) estará na CIC no dia 12 de setembro; Francisco Corrêa (PSOL), no dia 21 de setembro; e Assis Melo (PCdoB), no dia 26 de setembro.

Além de conhecer as propostas dos candidatos, as entidades empresariais estão apresentando as demandas da classe empresarial para a administração do município. A CIC está entregando um documento com contribuições do empresariado para o futuro de Caxias do Sul, contendo sugestões que passam pela infraestrutura, segurança, gestão, desenvolvimento econômico, meio ambiente, educação, saúde, agronegócios e turismo, entre outros pontos considerados fundamentais pelas entidades empresariais para assegurar o pleno crescimento do município nos próximos anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens