Notícias
CIC reforça intercâmbio com CICS Canoas e Fiergs
Publicado em 19/05/2016
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio do Conselho da Empresária, do Departamento de Jovens Empresários (CIC Jovem) e do Banco da Mulher, organizou uma comitiva de 14 pessoas que nesta quarta-feira (18) fez uma visita à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) e à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Em Canoas, o grupo foi recebido pela vice-presidente Comunitária, Maria da Graça Flach, e por integrantes do Núcleo da Mulher Empresária e do Núcleo Jovem Empreendedor daquela entidade.
Durante o encontro, Chica, como é conhecida Maria da Graça, disse que nada acontece em Canoas sem a interferência direta ou indireta da entidade. “Falar de Canoas é falar da CICS, e por isso temos a responsabilidade de manter a credibilidade, a qualidade e os ideais dos nossos fundadores”, afirmou. A entidade completou 75 anos em janeiro e possui 190 associados.
Ela destacou o trabalho da Parceiros Voluntários como o mais importante braço social da CICS Canoas. “Hoje não dissociamos mais a CICS e a Parceiros Voluntários. Uma respalda a outra, e temos orgulho de sermos considerados pela PV do Rio Grande do Sul como uma das maiores unidades do estado”, revelou Chica.
Ainda de acordo com a vice-presidente, a entidade tem se empenhado em implantar projetos ousados, mas todos dentro de critérios éticos e realizados com muita paixão para trazer mais pessoas e fidelizar as que já participam das atividades da CICS. A própria criação dos núcleos está arejando a entidade, disse. “Estamos fazendo um raio x profundo e fazendo o planejamento das próximas ações, ampliando soluções e convênios. A oxigenação é muito importante, pois temos de suprir as necessidades desses associados”, comentou a dirigente.
Recentemente, os representantes da CICS Canoas estiveram em Caxias do Sul. A CIC quis retribuir esta visita com o objetivo de estreitar a aproximação e a colaboração entre as entidades. “Precisamos trocar experiências e crescer juntos”, frisou a vice-presidente de Serviços da CIC, Shirlei Omizzolo. Já a presidente do Conselho da Empresária, Zeli Dambros, o coordenador de Projetos Externos da CIC Jovem, Eduardo Cervelin, e a diretora Técnica do Banco da Mulher, Marli Trentin, também ressaltaram que a CIC estava em busca de fortalecer parcerias e compartilhar ideias e projetos.
FIERGS - Os mesmos objetivos pautaram o encontro com os representantes da Fiergs, onde a delegação caxiense foi recebida pelo presidente Heitor José Müller, pelo coordenador de Articulação Empresarial, Jorge Serpa, e por executivos da federação. Müller falou do papel da Fiergs diante do atual cenário político e econômico, ressaltando que a entidade é instada a todo instante a fornecer notas técnicas, pois as demandas são muitas. De acordo com o presidente, existem pendências recorrentes da indústria na esfera do governo federal. “Estamos aqui para ajudar, a luta é longa e o resultado muitas vezes é pequeno, mas cada conquista nos deixa muito feliz”, salientou Heitor Müller.
A comitiva caxiense ainda teve a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional do Sistema Fiergs, suas defesas e prioridades em prol do desenvolvimento da indústria gaúcha e a atuação da Gerência Técnica (Getec), que visa à melhoria do ambiente de negócios, com destaque para os conselhos temáticos e comitês setoriais. De acordo com Serpa, o trabalho é de interlocução, com olhos e ouvidos bem abertos. “Estamos voltados para ouvir as necessidades da indústria”, enfatizou. Ao final do encontro, Jorge Serpa distribuiu ao grupo uma cópia do manifesto da Fiergs ao novo governo em que a federação defende que as “entidades empresariais têm que ser ouvidas para destravar a economia”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC