Notícias
Atual cenário político afeta negativamente desempenho econômico, segundo economista
Publicado em 19/05/2016
O cenário econômico na atual conjuntura política norteou a palestra do professor de Economia da Universidade de Caxias do Sul Cláudio Maximiliano Branchieri durante o Café com Informação de maio, realizado nesta quinta-feira (19) pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Branchieri analisou o cenário político das últimas semanas e o resultado da votação no Senado do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e as consequências sobre o desempenho econômico brasileiro.
De acordo com o especialista, o gasto público é o maior problema do País. Afirmou ainda que o processo de desindustrialização do Brasil tem sido lento e doloroso. “A indústria nacional perde espaço nas gôndolas do varejo por conta do câmbio sobrevalorizado”, afirmou o economista.
Ao citar estatística do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) de que no Brasil é criada uma norma, lei ou regulação a cada três minutos, totalizando 532 em um único dia, Branchieri destacou que a burocracia massacra os empreendedores e acaba com a produtividade do trabalho. “A produtividade na indústria brasileira está estagnada. A burocracia contribui decisivamente para a nossa falta de competitividade e baixa produtividade”, salientou o palestrante do Café com Informação de hoje.
Cláudio Maximiliano Branchieri é economista formado pela UCS com mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É consultor com especialidade em recuperação de empresas, focado principalmente na definição de rumos do negócio. É sócio-proprietário da Planef Consultoria e Planejamento e da MDB Assessoria de Vendas e Marketing.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC