Notícias

Economia de Caxias do Sul se mantém estagnada em fevereiro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 29/03/2016

Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira (29) - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Indicadores econômicos do mês foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira (29) - Foto: Giovana Schmitt/CIC

A economia de Caxias do Sul manteve-se estagnada em fevereiro, mês em que a atividade econômica do município registrou desempenho positivo de 0,2% em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2015, no entanto, a queda foi de 11%. Os números do desempenho da economia local foram divulgados nesta terça-feira (29) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

Outro índice destacado pelas entidades empresariais foi o acumulado dos últimos 12 meses, em que as perdas chegaram a 19%. No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, a redução da atividade econômica de Caxias do Sul foi de 14,5%. “São números bem significativos de queda em relação a 2015”, comentou a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo.

Na análise por setores, em fevereiro, o comércio e a indústria apresentaram crescimento se comparados com o mês anterior, mas caíram em relação ao mesmo mês do ano passado. A indústria cresceu 4,7% em relação a janeiro de 2016 e caiu 11% em relação a fevereiro de 2015. Já o comércio apresentou alta de 7,5% na comparação com o mês anterior e queda de 13,5% em relação ao mesmo mês de 2015. O desempenho dos serviços registrou queda de 12% em fevereiro em relação a janeiro. Quando o setor teve seu desempenho comparado com o de fevereiro de 2015, os serviços também tiveram redução, desta vez de 9,5%.

O levantamento aponta ainda que todos os itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), com exceção de Utilização da Capacidade Instalada, foram negativos na comparação com o mesmo mês do ano passado e no acumulado no ano. Para o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, a economia caxiense ainda vai sofrer com desempenhos negativos durante todo o primeiro semestre, mas ele acredita em pequena recuperação a partir da segunda metade do ano. “Mantemos certo otimismo, embora nossa expectativa não seja de grande crescimento econômico”, analisou.

As exportações caxienses também caíram em fevereiro: - 61,7% em relação a janeiro, e -20% em relação a fevereiro de 2015, gerando um acumulado negativo em 2016 de 20%. Já as importações cresceram 21% na comparação com janeiro, mas caíram 49,3% em relação a fevereiro do ano passado. Em relação aos postos de trabalho, o estudo mostra que o mercado formal apresentou aumento de 501 novas vagas, um crescimento de 0,3% no mês. O maior número de fechamento de empregos ocorreu na indústria. Foram 333 vagas a menos em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 166.600. Em 2013, este número era 183.173, o maior desde o ano de 2000.

Também participaram da coletiva o diretor da CDL Ivonei Pioner, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora do Departamento de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC