Notícias

Economia de Caxias tem queda em setembro e previsão é fechar 2015 com retração em torno de 20%

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 05/11/2015

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela CIC e CDL -Foto: Giovana Schmitt/CIC
Dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela CIC e CDL -Foto: Giovana Schmitt/CIC

O desempenho da economia de Caxias do Sul em setembro apresentou queda de 2% em relação a agosto e de 21% em relação a setembro de 2014. O acumulado no ano é negativo, com -16,4%, enquanto a queda nos últimos 12 meses atingiu o índice de -13,8%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de setembro de 2015 foram divulgados em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (5) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani afirmou que dificilmente o desempenho da economia de Caxias do Sul reverterá os indicadores até o fim do ano. “Devemos ficar perto de 20% de queda. A indústria deve ultrapassar esse índice”, salientou. Para o presidente da CIC, Carlos Heinen, pior do que o cenário de crise em si é a falta de perspectivas de melhoria.

A análise comparativa entre setembro e agosto deste ano mostra que o desempenho do comércio e dos serviços colaborou para o resultado negativo da economia caxiense em setembro. A indústria cresceu 1,5% em relação a agosto, mas o comércio registrou redução de 9% e os serviços de 4,3% no mesmo comparativo. No acumulado do ano, a indústria teve queda de 21,6%, o comércio de 24,9% e os serviços de 2,1%. “Estamos piores agora do que no período mais forte da crise de 2008/2009”, observou Mauro Corsetti, também diretor de Economia Finanças e Estatística da CIC.

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de setembro houve nova queda, sendo fechados 1.090 empregos no município. No ano, o acumulado é de 4,6% de queda, com 8.280 vagas a menos. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 171.451. 

Os indicadores do mercado externo apontam queda de 19,9% nas exportações e de 41% nas importações na comparação entre setembro de 2015 e setembro de 2014. As exportações também acumulam queda de janeiro a setembro de 2015 da ordem de 9,7%, enquanto as importações registram desempenho negativo de 28% no mesmo período. Na comparação entre setembro e agosto de 2015, as exportações cresceram 8,2%, enquanto as importações tiveram redução de 5,2%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense em setembro é positivo em 18,6%.

Também participaram da coletiva de imprensa o diretor da CDL Ivonei Pioner, a assessora de Economia da CDL, Maria Carolina Gullo, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC