Notícias

Vocalista do Nenhum de Nós fala na CIC sobre inovação e gestão criativa

Gerais

Publicado em 01/09/2014

Thedy Corrêa palestrou na reunião-almoço de abertura do 6º Mês da Cultura - Foto: Julio Soares/Objet
Thedy Corrêa palestrou na reunião-almoço de abertura do 6º Mês da Cultura - Foto: Julio Soares/Objet

Thedy Corrêa, músico, vocalista, compositor da banda de rock Nenhum de Nós e agora também palestrante corporativo, usou da analogia entre a música e a gestão de uma empresa para explicar como a arte pode ajudar nos negócios. Ele palestrou para o público empresarial na reunião-almoço que abriu a programação do Mês da Cultura na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) sobre gestão criativa, inovação, liderança, trabalho em equipe e superação de crises, compartilhando sua experiência de quase 30 anos de carreira na banda que tem a mesma formação desde o início, com o mesmo empresário e sem jamais interromper suas atividades.

Ao propor aos participantes que fizessem o exercício de imaginar qual a música que sua empresa toca, Thedy traçou diferentes perfis de organizações: a empresa erudita (que tem harmonia e obedece a um maestro), a empresa samba (que tem ritmo, cumpre com os prazos), a empresa rock (que tem atitude, batalha de egos e é ligada em inovação) e a empresa folclórica (que tem tradição). Ele também comparou a equipe das empresas aos componentes de uma banda. Para o cantor, esta analogia entre o mundo da música e as organizações faz com que o público analise seu próprio ambiente de trabalho e encontre soluções criativas para os problemas que enfrenta no dia a dia.

Ele usou o exemplo da própria banda para falar de liderança. Segundo o músico, para inovar, o bom líder sabe legitimar a
troca de mãos da liderança. "A inovação passa pela liderança concedida", ressaltou Thedy. Em épocas de crise, aconselhou que a empresa invista no seu público, nos seus fãs. Para ele, nestes momentos não se deve investir em um público que não está a fim de ser conquistado.

O Mês da Cultura é uma realização do Instituto Ítalo Victor Bersani, em correalização com a CIC, por meio de sua Diretoria de Cultura, e financiamento pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Diferentes expressões artísticas compõem a programação desta sexta edição do evento, que se estende até 30 de setembro.

Durante a reunião-almoço, foi realizada a cerimônia de entrega do Troféu Empresa Amiga da Cultura, conferido pela Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, a 26 organizações que direcionaram parte dos impostos devidos ao patrocínio de eventos culturais.


Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens