Notícias
Modelo de sustentabilidade da Natura é apresentado na reunião-almoço da CIC
Publicado em 02/12/2013

A Natura, maior empresa de cosméticos do Brasil desde 2006, com um market share de 22,8%, é reconhecida internacionalmente por adotar práticas ambientalmente sustentáveis na fabricação de seus produtos. A visão da empresa e o seu processo de sustentabilidade foram apresentados na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (2), pelo gerente de Marketing da Natura Regional Sul, Edimilson Miguel de Faria. "A Natura visa ao lucro, mas quer buscá-lo de forma sustentável", frisou.
O modelo de gestão sustentável da empresa está baseado em cinco pilares: definição e planejamento, execução, monitoramento, educação e desenvolvimento e comunicação. A proposta, segundo Faria, é gerar valor para todos os públicos, transformando desafios socioambientais em oportunidades de negócios. Um exemplo disso foi o lançamento da linha Sou, pensada do início ao fim para reduzir materiais e gerar impacto ambiental mínimo. A linha utiliza 70% menos plástico e emite 60% a menos de CO2, se comparada com embalagens convencionais do mercado. Outro exemplo é o lançamento do Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina). A ideia, nos próximos sete anos, é dobrar o uso da biodiversidade da Amazônia, beneficiando mais de dez mil famílias.
Para o executivo, a sustentabilidade é importante para a perpetuação da organização, que acaba se tornando referência para fornecedores e parceiros que também passam a adotar modelos de gestão mais sustentáveis. "É preciso pensar o desenvolvimento de outro jeito, mudar o padrão de consumo, porque o planeta Terra não é uma herança dos nossos país, mas um empréstimo dos nossos filhos e dos nossos netos", afirmou o palestrante.
A Natura tem receita líquida de R$6,2 bilhões, aproximadamente 1,5 milhão de revendedoras no Brasil e no exterior, presença na Austrália, Ásia, América do Norte e Europa e 800 itens no portfólio de produtos. "Somos reconhecidos como a 8ª empresa mais inovadora do mundo e lideramos a tecnologia do uso sustentável da biodiversidade no setor de cosméticos", revelou Faria.
A reunião-almoço foi alusiva ao Dia Internacional do Voluntariado, que é comemorado em 5 de dezembro. Para saudar a data, antes da palestra do executivo da Natura, a presidente da ONG Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, Ana Caravantes, falou do trabalho da instituição.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC