Notícias
Hermes Gazzola diz que responsabilidade social é investimento
Publicado em 22/04/2013

O empresário Hermes Gazzola, presidente da Puras e vice-presidente da Parceiros Voluntários, iniciou sua palestra na reunião-almoço desta segunda-feira (22), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) afirmando que o que iria dizer não era mero discurso, mas que ele pratica, de fato, no seu dia a dia. Gazzola foi taxativo ao tentar convencer os demais: "Se engana o empresário que pensa que responsabilidade social é custo, é só botar dinheiro e perder tempo. Trabalhar a responsabilidade social é investimento, é lucro, e o dinheiro é o prêmio de quem faz as coisas certas", afirmou.
Segundo Hermes Gazzola, as empresas mais queridas são aquelas que são mais admiradas por seus colaboradores. O cliente, segundo ele, não é o mais importante, porque não é fiel. O mais importante, advertiu, são as pessoas, são elas que vão trabalhar e crescer com a empresa. "A responsabilidade social tem validade se é exercida por todas as pessoas e vivida no dia a dia por todas elas", frisou. O que falta, segundo ele, é achar uma espaço na agenda para a responsabilidade social.
Ao comentar que as empresas queridas e admiradas têm identidade, Gazzola disse que os empresários devem pensar mais em se tornarem as preferidas do mercado, pois a estas nunca faltarão negócios, em vez de quererem apenas vender mais. "A responsabilidade social é fundamental para o sucesso dos negócios", completou. De acordo com ele, a filosofia agora é: "o que é bom para a sociedade é bom para minha empresa, e não o contrário." Quando isso o ocorre, se estabelece um círculo vicioso em que a imagem da empresa melhora, aumenta a qualidade dos produtos e serviços, o lucro aumenta, a empresa cresce e se torna moderna e a comunidade percebe a empresa como diferente e especial. "O desenvolvimento só acontece quando a empresa e a comunidade crescem juntas", ressaltou Gazzola.
A reunião-almoço com Hermes Gazzola foi realizada em conjunto com a Parceiros Voluntários de Caxias do Sul que aproveitou o evento para homenagear as empresas mantenedoras da entidade, como forma de reconhecer e agradecer pelo importante papel que desempenham para a formação de uma sociedade mais solidária. 23 empresas foram homenageadas e receberam uma placa da presidente da Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, Ana Caravantes, e pela vice-presidente Eloisa Tondo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC