Notícias
Candidatos à Prefeitura apresentam propostas na CIC
Publicado em 14/08/2012
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) realizou na segunda-feira (13) o CIC Debate Fórum Político. Os cinco candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul tiveram a oportunidade de falar sobre seus projetos para empresários e comunidade. Por sorteio ficou decidida a ordem das exposições.
O primeiro candidato a falar foi Alceu Barbosa Velho (PDT). Ele citou obras da Administração Sartori, da qual fez parte, tais como investimentos em infraestrutura (estradas centro e interior), e tratamento de esgoto e água. Alceu ressaltou que com os repasses devidos para a saúde do governo estadual e federal quer implantar dois projetos: construção de um hospital de traumatologia e outro materno infantil para desafogar hospitais existentes. Ele manifestou o desejo de trabalhar pela educação com projeto de ensino integral, com aulas no turno inverso a escola. "Só vamos avançar se tivermos filhos que aprendam na escola", disse. Ele pretende propor que o governo federal assuma a perimetral leste e em contrapartida o município administra a BR-116. Para resolver o problema do déficit de vagas de educação infantil ele sugeriu que até 2016 as crianças de quatro a cinco anos estejam matriculadas no ensino básico. "O Poder Público não pode fazer tudo sozinho. No nosso governo vamos conjugar o verbo na terceira pessoa do plural. Vai valer o nós. Nós podemos construir. Nós juntos podemos fazer mais", definiu.
O segundo candidato a se apresentar foi Milton Corlatti (DEM). Ele destacou que deseja aplicar um modelo de gestão privada no Poder Público, para "gastar menos e fazer mais". Conforme ele, gestão é governar com metas e resultados. Em seu plano de governo está a implantação de um sistema chamado Cidade Inteligente, que integra e comanda as unidades do Poder Público; o corte de cargos políticos para contratar mais guardas municipais e investir em segurança; a implantação do Programa de Educação Total, com ensino no turno inverso da escola; Programa Creche Acolhedora, que prevê parceria das empresas com a Prefeitura para a compra de vagas para crianças sem creche; a viabilização de um novo distrito industrial para geração de trabalho e renda; a descentralização do SAMU; a criação de hospital municipal de pronto socorro; a criação de quatro unidades de pronto atendimento; e a construção de viadutos no bairro Planalto e São José. "Queremos cuidar das pessoas. É chegada a hora de fazermos uma grande aliança com o povo de Caxias. Nós estamos aqui para mudar, de uma forma simples e muito profissional", declarou Corlatti.
O terceiro candidato a falar foi Luís Fernando Possamai (PSOL). Ele ressaltou que nos últimos 16 anos todos os adversários estiveram nos governos, menos o PSOL. Possamai pretende cumprir o mandato de quatro anos, diferente do que acontece com outros mandatos políticos e assumiu o compromisso de não convidar nenhum vereador eleito para ser secretário, "em respeito à ética, à democracia e à vontade política dos eleitores". Entre as intenções do candidato estão: levar a internet e o sinal de celular ao interior; realizar melhorias no aeroporto Hugo Cantergiani; cortar 50% dos cargos de comissão e 70% da publicidade pública; resolver o problema do déficit de vagas da educação infantil, dialogar com os médicos; criar uma secretaria para as micro e pequenas empresas; buscar um novo parque industrial; e profissionalizar a gestão pública. "Vamos ser o calo no sapato do governo do Estado e da União na luta por Caxias", pontuou.
O quarto candidato a apresentar suas propostas foi Marcos Daneluz (PT). Ele fez um resumo de seu programa de governo. Entre as metas estão: criação de gabinete digital; descentralização dos atendimentos da prefeitura; discutir e implantar o plano de carreira para os servidores públicos; redução dos cargos em comissão; criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com planejamento e cooperação de diversos setores; criação de um Centro de Eventos; desenvolver estudos para a implantação de Distrito Industrial; diversificar os empreendimentos habitacionais para população de baixa renda; programa de captação da água da chuva e arborização; qualificação e aperfeiçoamento do processo de licenciamento ambiental; construção de elevadas UCS/HG, Ana Rech/BR-116 e passarelas; elaboração de plano de transporte e mobilidade urbana; municipalização dos trechos urbanos da BR-116 e Rota do Sol; ampliação do serviço de táxi e táxi lotação; reavaliação do modelo de transporte coletivo urbano e estudo de novos modais; asfaltamento de todas as linhas de ônibus; melhorias do atual aeroporto; e criação de quatro grandes unidades de pronto atendimento 24h.
O último candidato a se pronunciar foi Assis Melo (PCdoB). Ele salientou que quer inaugurar uma nova forma de fazer política "onde o político faça o que diz". Entre as proposições expostas para a gestão da cidade estão: descentralização da saúde e atendimento do SUS; construção de postões 24h nas quatro regiões; informatização da gestão das UBSs para qualificar o trabalho dos médicos e profissionais de saúde; fortalecer e ampliar as equipes do Programa Saúde da Família; construção de hospital público municipal; aumentar o número de leitos de internação, de UTI e salas cirúrgicas; ampliar o atendimento odontológico; oferecer condições adequadas de trabalho aos profissionais da saúde; priorizar e agilizar a construção (com mobiliário) de escolas infantis; programas de formação continuada aos profissionais da educação; dobrar o efetivo e o nível de investimentos da Guarda Municipal nas escolas; implantar o sistema BRT (Bus Rapid Transit); construir elevadas, como BR-116 com perimetral, Ana Rech e Forqueta; e anel viário. "Nossa cidade tem que continuar crescendo, mas tem que cuidar das pessoas", frisou Assis.
Ainda pela ordem do sorteio os candidatos responderam questionamentos do público. Os candidatos manifestaram-se favoráveis à anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul. Quanto à continuidade das obras e projetos em todas as áreas já iniciados pela atual Administração, todos entendem que o que está bom deverá permanecer e desejam promover mais avanços.
Individualmente eles responderam outras questões como: fuga, atração e manutenção das empresas na cidade; resolução do problema de mobilidade urbana; geração pública de energia elétrica; cargos de comissão; violência e combate às drogas; e parcerias público-privadas.
Na saudação final de encerramento do evento os candidatos aproveitaram para deixar um recado aos eleitores. "Falar de gestão não é nenhuma novidade para nós. Vamos continuar no rumo certo", disse Alceu Barbosa Velho. "Nós somos a mudança. Por não sermos políticos, conhecemos muito bem o problema político do nosso País", declarou Milton Corlatti. "Existe um projeto que é diferente dos demais e esse projeto é o PSOL", destacou Luís Fernando Possamai. "Sonho muito com uma cidade grande. Penso que um bom prefeito precisa se preocupar com uma cidade mais justa, humana e fraterna", frisou Marcos Daneluz. "Nossos adversários são a falta de investimentos na saúde, falta de creche e de segurança", concluiu Assis Melo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Greice Tedesco