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O desafio de viver no século XXI

Gerais

Publicado em 23/11/2011

Palestrante Dado Schneider dá dicas, na CIC, sobre como sobreviver em um mercado de trabalho em constante transformação.
Palestrante Dado Schneider dá dicas, na CIC, sobre como sobreviver em um mercado de trabalho em constante transformação.

"Estamos ficando ultrapassados". A observação resume a ideia da palestra do doutor em Comunicação e reconhecido palestrante no Brasil Dado Schneider. Ele esteve na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) na noite de terça-feira (22) e foi ouvido por mais de 230 pessoas no auditório da entidade. Com humor e espontaneidade, o palestrante explicou que o grande desafio de quem nasceu no século XX, ou seja, a maioria que se encontra no mercado de trabalho, é acompanhar as mudanças do século XXI. Segundo ele, o que diferencia o profissional do futuro é a curiosidade, ingrediente indispensável para partir em direção ao novo.

Dado explica que o mercado sofre as influências dos novos tempos e está cada vez mais competitivo, mais exigente. "Em todos os segmentos há concorrentes demais e tem informação vinda de todos os lados. A gente está tão exausto mentalmente que coloca tudo na vala comum, acha que todas as marcas e produtos são iguais, mas não são. É preciso arregaçar as mangas e ir à luta para se diferenciar", informou.

Ele disse que o tempo dos amadores chegou ao fim: "Agora é a vez dos profissionais. Hoje é o vendedor que gira em torno do comprador". Na opinião de Dado, o cliente sabe o que quer, ele só precisa de um incentivo. "Argumentação do tipo: ‘Leva este que é o que mais sai' é um lixo. Não há mais espaço para vendedores deste tipo no mercado. Aliás, se você tem pessoas sem vontade na sua equipe: demita! As empresas precisam de pessoas comprometidas".

Dado acrescenta que depois de conquistar a mente do cliente, com conhecimento técnico sobre o produto ou serviço, o vendedor precisa ganhar seu coração. "Preconceito já era! Atenda bem a velhinha e a "turma do chá" vai aparecer. Tem que saber ouvir, ser solícito. É isso que mexe com a gente", declarou.

Ele alertou que quem topar o desafio de se reinventar e reaprender, proposto pelo novo século, vai encontrar mais pressão e mais stress: "Trabalhou direitinho, mais serviço". Dado esclareceu que os profissionais do novo século vão ter que trabalhar até os 80 anos, sempre correndo atrás das novidades tecnológicas, e frustrou as expectativas de quem pensava em diminuir o ritmo no dia em que conquistasse um cargo de chefia. "Acabou o tempo que chefe supervisionava o trabalho dos outros, agora chefe trabalha mais do que o empregado. Se não quiser: tchau! Já tem outro no lugar", brincou.

Dado sustenta que o mundo vive a "Era do ficar". Mensagens como: "experimente!", "você merece!" e "não dá nada!" estão em voga no comportamento humano, e também, no mundo dos negócios. Na concepção dele, o cliente está mais exigente, ele não quer ser encantado, ele quer ser satisfeito: "A gente fica enquanto está bom e, mesmo assim, a gente experimenta outros". O diferencial está em satisfazer o cliente. "Cliente satisfeito volta e recomenda", sintetizou Dado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC