Notícias

"Metas desafiantes são o ‘pulo do gato'", afirma Vicente Falconi, na CIC

Gerais

Publicado em 25/07/2011

Consultor defende que os líderes devem estabelecer objetivos, através do método, para o desenvolvimento das organizações. Foto Marina Granzotto
Consultor defende que os líderes devem estabelecer objetivos, através do método, para o desenvolvimento das organizações. Foto Marina Granzotto

De acordo com o consultor de empresas Vicente Falconi Campos, são três os principais fatores para o desenvolvimento de uma organização: liderança, conhecimento técnico e método. Porém, o fundador e sócio do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) ressaltou, durante palestra na reunião-almoço desta segunda-feira (25), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), que normalmente falta o último item nas empresas, justamente o responsável por tirar as pessoas da zona de conforto, rumo ao desconhecido, com o intuito de vencer metas desafiadoras.

Falconi considera que o método é o "pulo do gato" da gestão porque se trata do resultado da liderança e do conhecimento técnico. O consultor frisou que o líder de verdade estabelece bem as metas, avalia o desempenho dos liderados e pratica a meritocracia quando as metas são alcançadas. O conhecimento técnico, segundo ele, pode ser adquirido e comprado em toda parte, por meio de especialistas no assunto e é útil para inovação de produtos e processos.

No entanto, para Falconi, é o método que desencadeia o procedimento que impulsiona o progresso das pessoas e da organização. "Se as pessoas soubessem como faturar 5% mais ao ano não seria uma meta. Como elas não sabem, precisam ir em busca deste conhecimento. Quanto mais você fizer que sua empresa se pareça com uma escola mais ela vai crescer", sustentou ele.

O consultor reforçou que as pessoas gostam de metas e cobranças e finalizou a palestra com uma dica: "Garantam que nas suas empresas vocês tenham metas desafiadoras para todas as pessoas e bônus para quem atingi-las", concluiu Falconi.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC