Notícias
Comitê Regional Serra Gaúcha do PGQP é Destaque e Campeão da Comunicação
Publicado em 06/07/2011

Caxias do Sul esteve bem representada na cerimônia da 16ª edição do Prêmio Qualidade RS, realizada na noite de terça-feira (5) no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre. O Comitê Regional da Serra Gaúcha do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), coordenador pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), foi vencedor das duas únicas categorias que diziam respeito ao trabalho dos comitês setorias do programa. O presidente, Leonardo Siqueira Borges, e o coordenador de Marketing do Comitê, Raul Adami, receberam, respectivamente, os prêmios Comitê Destaque e Campeão da Comunicação. A primeira honraria é referente à atuação do grupo de trabalho, considerando 2010, na promoção de eventos e estratégias em prol do PGQP. Já a segunda é fruto do resultado da dissseminação do tema qualidade junto aos meios de comunicação.
E os prêmios para a Região não pararam por aí. Em meio aos principais comunicadores do estado, os jornalistas Alessandro Valim, da Rádio Caxias, e Roberto Nielsen, do Jornal Pioneiro, foram indicados como Lideranças da Comunicação.
Mas a maior emoção da noite estava reservada para as 147 organizações premiadas, dentre elas dez da Serra Gaúcha. A Associação Criança Feliz, Express Restaurantes Empresariais, o Senac Caxias do Sul e o Sesi de Farroupilha foram contemplados com o Troféu Bronze. A Agência de Educação Profissional Senai de Construção Civil, a Agência de Educação Profissional Senai do Plástico, o Centro Tecnológico Automotivo Senai e o Sesi de Caxias do Sul ganharam a Medalha de Bronze. O cobiçado Troféu Diamante foi para Randon S/A Implementos e Participações (Divisão Implementos) e Suspensys Sistemas Automotivos Ltda, ambas empresas do Grupo Randon.
A organizações premiadas se destacam em suas gestões e contribuem para a competitividade do estado na busca pela excelência, através da adesão ao PGQP. O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Para concorrer ao prêmio, as empresas interessadas precisam ter termo de adesão ao PGQP e é recomendado participar das três etapas do Sistema de Avaliação: treinamento, autoavaliação e avaliação externa, além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e passar pelo julgamento de uma comissão de juízes.
Para o presidente do Comitê Regiona da Serra Gaúcha, a premiação das organizações e empresas locais é um estímulo à melhoria contínua. "Sempre frisamos que qualquer empresa pode aderir ao PGQP, pequena, média ou grande indústria, comércio ou serviço. À medida que a empresa for incorporando no seu negócio as práticas sugeridas pelo programa, que são as adotadas pelas melhores organizações do mundo, os líderes vão ver os resultados no aumento das vendas, na fidelização dos clientes, na satisfação dos colaboradores, no reconhecimento da imprensa e da sociedade pelas práticas socioambientais", definiu Borges.
SOBRE O PGQP
Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior, Jorge Gerdau Johannpeter, e do Conselho Diretor, Ricardo Felizzola. O programa atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de nove mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC