Notícias

A Copa das oportunidades e dos desafios para a comunicação

Gerais

Publicado em 07/06/2011

Palestrantes e mediadores do 4º Diálogos da Comunicação Foto: Maikon Piccini
Palestrantes e mediadores do 4º Diálogos da Comunicação Foto: Maikon Piccini

A Copa do Mundo de 2014 é sinônimo de oportunidades, mas também de desafios para os profissionais da comunicação de Caxias do Sul. Esta foi a principal conclusão da quarta edição do Diálogos da Comunicação, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Comunicação e Marketing e em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha), nesta segunda-feira (6). Com o tema "Plataforma de comunicação para a Copa 2014: uma construção coletiva", o evento discutiu aspectos econômicos, políticos, tecnológicos, regras internacionais e direito de arena.

Os debates foram divididos em quatro painéis, que contaram com a participação de jornalistas, empresários, professores e advogados, que apresentaram sua visão sobre o evento Copa do Mundo e as principais demandas de cada área. Em comum, a percepção de que há uma longa caminhada pela frente e a de que a Copa não se resume ao futebol. Para Caxias do Sul, o mundial é um evento de dimensões maiores que o futebol e que precisa ser construído coletivamente.

O primeiro painel, que debateu os aspectos econômicos e políticos foi mediado pelo jornalista Roberto Hunoff e teve participação do professor Álvaro Benevenuto e do empresário Luiz Antônio Kuyava. Em seguida, o coordenador de Comunicação do Comitê Gestor da Copa 2014 do RS, Fábio Berti, e o membro do Conselho Nacional das Entidades de Provedores de Internet Fabiano Vergani, falaram sobre os aspectos tecnológicos que envolvem uma Copa do Mundo, sob mediação do jornalista Evandro Fontana.

O terceiro painel tratou dos aspectos internacionais e dele participaram os jornalistas José Alberto Andrade e Tales Armiliato, com mediação do jornalista Paulo Cancian, presidente da ARI Serra Gaúcha. O Diálogos da Comunicação se encerrou com o painel sobre direito de arena, que abordou as questões contratuais de cobertura jornalística e as determinações da Fifa. Sobre o tema falaram a assessora jurídica da S.E.R Caxias Katlen Berton e o vice-presidente do Esporte Clube Juventude, Jones Biglia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Publicidade