Notícias

Caxias cada vez mais perto de ser Centro de Treinamento de Seleções

Gerais

Publicado em 29/03/2011

Palestrantes de evento na CIC são unânimes sobre condições técnicas da cidade. Foto Samuel Varela.
Palestrantes de evento na CIC são unânimes sobre condições técnicas da cidade. Foto Samuel Varela.

Um auditório quase lotado acompanhou atentamente informações, nesta terça-feira (29), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), sobre a Copa do Mundo de 2014 que vai ser realizada no Brasil. O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, o presidente da CIC, Milton Corlatti, a secretária do Turismo do Rio Grande do Sul (RS), Abgail Pereira, o chefe de gabinete da Secretaria do Esporte e do Lazer do RS, Fábio Berti, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, o ex-jogador de futebol Washington Cerqueira, o executivo para Desenvolvimento de Negócios e Expansão Geográfica - Região Sul da IBM, Antonio Carlos Canova, a diretora da Copa do Mundo de 2014 do Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre Lourdes Fellini e o presidente da Ari Serra Gaúcha, Paulo Cancian, se revezaram no palco para apresentar o cenário das oportunidades com o mundial de futebol.

Evento conscientizou empresários, estudantes, imprensa e comunidade sobre a importância de preparar a cidade para a Copa, sob o ponto de vista cultural, econômico e de infraestrutura. Além de apontar para a necessidade de aprimorar a capacitação humana no receptivo aos visitantes.

A abertura do evento "Caxias Campo Base Copa 2014: Oportunidades locais e regionais como Mundial de Futebol" ficou por conta do presidente da CIC, Milton Corlatti, que fez um apelo à classe empresarial para que desde já comece a capacitar seus colaboradores a fim de bem receber, servir e informar os visitantes que virão ao Estado de todas as partes do mundo. "A Copa e as Olimpíadas vão passar, mas o legado para a cidade e, especialmente, para o indivíduo vai permanecer", enfatizou ele.

A primeira palestra foi do prefeito José Ivo Sartori. Ele apresentou as obras feitas e planejadas que poderão ser aproveitadas no mundial de futebol. Em sua fala, Sartori sugeriu que as pessoas que vão trabalhar no atendimento ao público durante a Festa da Uva sejam as mesmas a serem treinadas para o grande evento esportivo. As obras mencionadas pelo prefeito que estão em andamento são projeto no Fátima Baixo para melhoria do trânsito, transporte e mobilidade urbana; ampliação do aeroporto regional de Caxias; projeto de longo prazo para abastecimento de água com o sistema Marrecas; construção de cinco estações de tratamento de esgoto (meta: 86% de esgoto total da cidade tratado); segunda etapa do Programa de Asfaltamento do Interior (PAI); alargamento da rua Cristóforo Randon; investimentos viários no terceiro anel perimetral sul e zona do novo aeroporto (Vila Oliva).

Em seguida, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, falou da importância e dos benefícios da Copa. Segundo ele, a Copa do Mundo é um dos melhores negócios no planeta, em termos de investimentos, já que para ele o retorno é garantido tanto para a Nação quanto para seus cidadãos. "Os turistas circulam por todo o País - meia dúzia de obcecados vai ver todos os jogos - a grande maioria vem para passear. Você vive o clima (da Copa) e aproveita a festa, ou sai para viajar e conhecer o lugar", relatou Noveletto, que já participou de sete Copas.

Na opinião dele, pessoas de poder aquisitivo alto viajam motivados pelo evento, e são esses que aproveitam a ocasião para fechar negócios e abrir contatos. Quanto à candidatura da cidade que almeja ser Centro de Treinamento de Seleções (nome atual para Campo Base) ele afirmou que a cidade vem se preparando bem e elogiou a estrutura local. "Não tem por que Caxias ficar de fora. O lado bom é que se Caxias não for Campo Base tudo que foi feito de investimentos será aproveitado. O mínimo que pode acontecer é ficar tudo como está. Por isso, vamos fazer acontecer e deixar os benefícios para a sociedade", definiu Noveletto.

Representando o secretário do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, que foi designado pelo governador do Estado a participar do Fórum dos Secretários Estaduais do Esporte e Lazer organizado pelo governo federal em Brasília, o chefe de gabinete apresentou as oportunidades para o Rio Grande do Sul com o mundial. Ele informou as ações que estão sendo feitas para fazer do Estado a melhor sede da Copa no Brasil, já com vistas à Copa das Confederações em 2013. Berti mencionou o trabalho com a Escola da Copa, o estádio oficial Beira-Rio e os centros de treinamento: Arena do Grêmio, Estádio Passo D'Areia e Parque Esportivo da PUC.

Quem encerrou as palestras do primeiro painel do evento foi a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira. Ela enfatizou que empreender para crescer é a linha do governo, e o turismo pode potencializar ainda mais essa vocação empreendedora dos gaúchos motivados pela Copa. Abgail destacou que pretende implementar os programas "Conheça o Rio Grande" e "Bem Receber Copa". Outras ações citadas pela secretária: qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social com o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho e capacitação de gestores públicos e privados de empreendimentos e equipamentos turísticos. "A Copa vai contribuir para consolidar destinos turísticos. Estamos trabalhando o Estado em três nichos: enoturismo, ecoturismo e turismo de aventura", ressaltou Abgail.

Embaixador
O ex-atleta e atualmente empresário Washington Cerqueira, que relatou a experiência de ter vivido a Copa do Mundo de 2002 no Japão, fez uma avaliação da condição atual da cidade e do evento em si. "Torço para que o Brasil não perca essa oportunidade de dar um salto de qualidade quando a Copa acabar. Apesar dos investimentos que devem ser feitos, o grande legado não será físico e sim cultural. Temos que fazer a cidade ganhar a Copa e com a Copa. Estamos diante de um evento que tem a capacidade de mostrar que Caxias pode ser uma referência para o País", argumentou. O ex-atleta pontuou os estádios e a infraestrutura da cidade como adequadas para o mundial e citou especialmente o Instituto de Medicina do Esporte e Ciências Aplicadas ao Movimento Humano da Universidade de Caxias do Sul como um ponto importante para os atletas, já que por problemas de saúde no passado ele precisou de tratamento e sabe da importância que laboratórios como este tem.

Empolgado com a defesa de Washington para que Caxias do Sul seja Centro de Treinamento, o presidente da CIC nomeou o ex-atleta, conhecido como Coração Valente, para ser embaixador da candidatura de Caxias do Sul. Ele aceitou prontamente e está convencido que Caxias pode ser o melhor Centro de Treinamento de Seleções do Brasil.

Pela diretoria da Copa 2014 do Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre e Região Metropolitana, Lourdes Fellini discorreu sobre os projetos da entidade na captação de eventos antes, durante e depois do mundial. "Importa o que fica e não o que passa, estamos sonhando com os legados materiais, humanos e físicos", disse. A empresária do ramo de turismo deixou um recado aos participantes do evento para que se pense o projeto do Estado como um todo e não cada um considerando somente sua paróquia. "Temos que continuar criando rivalidade, mas com mercados mais distantes. Temos que ser rivais do Nordeste, da Argentina, de outros destinos turísticos. Precisamos pensar grande, e nos enxergar como região Sul do Brasil, com potencial de Estado", defendeu.

O executivo para Desenvolvimento de Negócios e Expansão Geográfica - Região Sul da IBM, Antonio Carlos Canova, falou sobre os sistemas inteligentes que a empresa desenvolve especialmente para a Copa e Olimpíadas. Na concepção de Canova, o evento é uma oportunidade para pensar e agir de novas maneiras, do ponto de vista econômico, social e tecnológico. A empresa trabalha com o projeto "Cidades mais inteligentes", na medida em que desenvolve tecnologias para facilitar a resolução de problemas como trânsito, clima, segurança, entre outros. O executivo trouxe o case do Centro de Operações Integradas da cidade do Rio de Janeiro - local de monitoramento eletrônico utilizado por países de primeiro mundo - que demonstra que a tecnologia pode ser fundamental e decisiva para o sucesso da Copa do Mundo no Brasil.

Mobilização
Em nome do grupo de Trabalho Caxias Copa 2014, o presidente da Ari Serra Gaúcha, Paulo Cancian, fez um relatório das atividades feitas pelo grupo de 40 entidades que trabalha desde 2009 em prol da candidatura da cidade. O jornalista apresentou as razões que fazem o grupo acreditar que é possível Caxias do Sul receber uma seleção de futebol durante o mundial. Entre as justificativas estão os estádios Francisco Stedile e Alfredo Jaconi, o aeroporto regional Hugo Cantergiani, o IME e o Laboratório do Movimento Humano e a Clínica de Fisioterapia da UCS, a rede hoteleira, a infraestrutura de cidade grande, que ao mesmo tempo conta com seis roteiros turísticos no seu interior e a proximidade com a sede, Porto Alegre (130km). "Não temos tempo a perder. Estamos atrasados. Precisamos nos preparar, enquanto comunidade, para não sermos invadidos pelo evento e vê-lo passar. As oportunidades virão para quem estiver mais bem preparado e informado", concluiu.

O presidente da CIC, Milton Corlatti, fez o encerramento do evento confiante no projeto Caxias Campo Base 2014, que agora vai contar com a união, cooperação e trabalho de todos que participaram do fórum, cuja realização contou com a parceria da Prefeitura de Caxias do Sul e GT Caxias Copa 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens

Publicidade