Notícias

Comandante do 3º GAAAE fala dos riscos que ameaçam soberania da Amazônia

Gerais

Publicado em 04/09/2007

Ao falar sobre a presença do Exército na Amazônia, o comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, tenente-coronel Júlio Cesar Natividade, afirmou que o vazio de poder é o pior problema que ameaça a soberania da Região Norte. "A presença simples do Exército não significa a presença do Estado", acrescentou Natividade na palestra que fez na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (3), alusiva à Semana da Pátria. Ao salientar que se tratava de uma opinião pessoal e não do comandante do 3º GAAAE, o tenente-coronel afirmou que, "pela primeira vez na história deste País, os interesses externos e o desinteresse interno concorrem para pôr em risco a soberania brasileira sobre a Amazônia".

Especialista nas questões amazônicas, Natividade revelou que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro tem mais policiais federais do que o estado do Amazonas. A região, segundo ele, sofre com a exploração de riquezas e recursos naturais, com a biopirataria, com o tráfico de drogas e armas e com a extração ilegal de madeira. "O Exército guarda fronteiras por questões de soberania, mas não tem poder de polícia", sustentou. A missão do Exército naquela região, destacou, é defender a Pátria, participar de operações internacionais e garantir a lei e a ordem. Hoje, o efetivo do Exército na Amazônia é de 24 mil homens, que também atendem as populações indígenas com serviços de saúde e educação.

Janelas
A palestra do comandante do 3º GAAAE foi precedida pelo diretor da ONG CBC, Mário Vendrell, que falou sobre a entrega oficial do título de Capital Brasileira da Cultura 2008 a Caxias do Sul. Vendrell cumprimentou e elogiou a cidade pela conquista. Em seguida, o presidente da CIC, João Francisco Müller, homenageou o gerente-geral da RBS em Caxias do Sul, Luís Fernando Zanini, pela celebração do cinqüentenário do Grupo RBS, comemorado no dia 31 de agosto. Zanini recebeu uma placa alusiva aos 50 anos.

O público da reunião-almoço também foi contemplado com a presença das novas soberanas da Festa da Uva. A rainha Andressa Grillo Lovato e as princesas Paula Taddeucci e Vanessa Suzin receberam flores de Müller e o aplauso da platéia. Andressa agradeceu e disse que o apoio da comunidade empresarial será importante para Caxias do Sul realizar uma grande Festa da Uva.

Após a reunião-almoço, as soberanas visitaram todas as entidades e órgãos independentes instalados na sede da CIC.

Fonte: Assessor de Imprensa da CIC