Notícias

Economia de Caxias do Sul cresce 1,8% no primeiro semestre

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 27/07/2017

Indicadores foram divulgados nesta quinta-feira pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Indicadores foram divulgados nesta quinta-feira pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC

A indústria, com 3,9%, e o comércio de Caxias do Sul, com 2,9%, apresentaram crescimento no primeiro semestre de 2017. O segmento de serviços, no entanto, ainda não conseguiu recuperar suas perdas e registrou queda de 2,5% nos seis primeiros meses do ano. Como resultado do comportamento desses três setores, o desempenho da economia local fechou com alta de 1,8% no período. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (27) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 

Na comparação entre junho e maio, o desempenho da economia de Caxias do Sul ficou estagnado. No entanto, teve crescimento de 9%, se comparado com o desempenho do mesmo mês do ano passado. O comércio foi o segmento que apresentou maior desempenho, com alta de 8,4% em junho sobre maio e de mais de 16% sobre junho de 2016. Já a indústria registrou queda de 2,5% sobre maio, enquanto o segmento de serviços apresentou índice negativo de 0,3% na mesma comparação.

Conforme o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt, a economia caxiense experimenta uma recuperação continuada. “A retomada é real, estamos saindo do buraco”, comentou, referindo-se à melhora gradual dos indicadores econômicos ao longo do primeiro semestre do ano. O desemprego ainda preocupa, mas Schmitt evidenciou o fato de Caxias do Sul ter criado cerca de 1.100 empregos no ano.

O Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias) mostrou que a indústria vem sinalizando aumento gradual da capacidade produtiva. Compras industriais (18,6%) e vendas industriais (14,7%) foram os indicadores que mais cresceram na comparação entre junho deste ano e junho de 2016. No primeiro semestre do ano, a atividade industrial registrou alta de 3,9%.

No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou queda de 16,7% em junho sobre maio. Também houve queda de 20,4% no comparativo com junho de 2016, mas alta de 3,6% no acumulado do ano. As exportações situaram-se em U$ 346 milhões no primeiro semestre, valores abaixo de anos anteriores. Para Astor Schmitt, Caxias do Sul está ocupando menos espaço nas exportações em decorrência da perda de competitividade.

A Argentina liderou o destino das exportações caxienses em junho, seguida do Chile e Estados Unidos, que juntos somam cerca de 40% do total. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 40%. Em seguida vêm Itália e Alemanha. Os três países representam mais da metade das compras no exterior. Os bens intermediários (peças, acessórios e insumos industriais) continuam no topo da pauta tanto das exportações como das importações caxienses. 

Também participaram da coletiva, as diretoras de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo e Idalice Manchini, o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto, o diretor da CDL Ricardo Comandulli, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download