Notícias

Economia de Caxias acumula alta de 4,8% de janeiro a outubro 

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 05/12/2023

Dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pela CIC e CDL - Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias
Dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pela CIC e CDL - Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias

O desempenho da economia de Caxias do Sul em outubro apresentou alta de 3,8% em relação a setembro e de 4,6% em relação a outubro de 2022. O acumulado no ano está positivo em 4,8% enquanto nos últimos 12 meses o índice de crescimento chega a 4,7%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de outubro de 2023 foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 

Os serviços foram o setor responsável pelo pior desempenho do mês, com 0,9% de alta em outubro sobre setembro. O comércio cresceu 8,4% sobre o mês anterior, enquanto a indústria cresceu 3,9% no mesmo comparativo. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a outubro, destaque para os serviços, com 21,3% de crescimento. O comércio registra crescimento de 1,2%, mas a indústria tem queda de 3,2% no período. 

Segundo o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Melo Cardoso, a indústria mostrou um crescimento bastante expressivo em outubro sobre setembro, que teve menos dias úteis. Já os números do setor de serviços ainda refletem a base reprimida de anos anteriores. Cardoso acredita que em 2023, a economia de Caxias do Sul deva fechar com crescimento entre 4% e 5%.  

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de outubro houve ligeira alta, com 0,6% positivo, sendo abertos 1.113 novos empregos no município. No ano, o acumulado é positivo em 3,1%, com saldo de 4.858 vagas. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 163.086 postos.  

Já os indicadores do mercado externo apontam aumento de 24,3% nas exportações e 4,7% nas importações na comparação entre outubro e setembro de 2023. O saldo da balança comercial caxiense no acumulado do ano é positivo em 9% e em 12 meses, em 27,9%.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, expressou preocupação com a falta de mão de obra para preencher as vagas de emprego abertas em Caxias do Sul e com o descontrole nos gastos públicos do País, fatores que podem impactar no desempenho da economia no próximo ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens