Notícias

Economia caxiense registra queda de 3,9% em setembro

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 07/11/2023

Números foram apresentados nesta terça-feira (7) pela CIC e CDL - Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias
Números foram apresentados nesta terça-feira (7) pela CIC e CDL - Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias

O desempenho da economia de Caxias do Sul caiu -3,9% em setembro se comparado com o mês de agosto. Indústria, com -4%, e serviços, com -6,5%, influenciaram o índice negativo da economia em geral. O comércio, porém, apresentou leve resultado positivo, com uma alta de 0,6% no comparativo com agosto. Os números do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de setembro foram apresentados nesta terça-feira (7) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em reunião conduzida pelo vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi.

Na comparação entre setembro deste ano com setembro de 2022, a queda da economia local foi de -0,6%. Indústria e comércio apresentaram resultados negativos (-6,5% e -7%, respectivamente), mas os serviços, no entanto, cresceram 13,6% no período, acumulando 22,2% de alta no ano e 19,6% em 12 meses.   

Com isso, o acumulado de janeiro a setembro de 2023 registra crescimento da economia em geral de 4,9%, mesmo percentual de crescimento no acumulado dos últimos 12 meses. “Trata-se de um crescimento bastante expressivo puxado pelo setor de serviços, que se recupera após a pandemia e sustenta a economia de Caxias do Sul”, avalia o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Alexander Messias.

De acordo com o levantamento, dos cinco itens que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias), somente massa salarial, com alta de 4,1%, foi positivo no comparativo entre setembro e agosto deste ano. Os demais (utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras industriais e vendas industriais) ficaram negativos. No entanto, a massa salarial cresceu 46,2% na comparação entre setembro de 2023 e setembro de 2022. No acumulado do ano, registra alta de 41,8%. “Parte dessa massa salarial ajudou no crescimento do setor de serviços”, disse Messias.

O mercado de trabalho manteve-se praticamente estável em setembro, com alta de 0,07%. Foram criados 119 postos de trabalho no mês analisado. No acumulado de 2023, porém, teve alta de 2,4%, com a criação de 3.757 empregos com carteira assinada. Hoje, Caxias do Sul registra um total de 161.985 postos formais de trabalho.

Já o saldo da balança comercial sofreu uma queda de -24.9% em setembro relação ao mesmo mês do ano passado. Em relação a setembro do ano passado, a queda é de -19,1%. Com isso, o comércio internacional caxiense apresenta um desempenho positivo de 14,1% no período de janeiro a setembro de 2023. No acumulado dos últimos 12, a alta é de 40,5%. O saldo acumulado da balança comercial nos últimos 12 meses é de US$ 289 milhões.

Os Estados Unidos, com 21%, foram o principal destino das exportações locais. Em seguida vêm Chile, Argentina, Uruguai e México. Já a China, com 48%, ainda é o principal país de origem das importações caxienses. Logo após aparecem Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.

Também participaram da apresentação os diretores de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo e Tarciano Melo Cardoso, além de diretores da CDL Caxias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens