Notícias

CIC Caxias sedia 2ª edição do Italian Design Day RS

Gerais

Publicado em 19/03/2024

Paolo Trevisan - Crédito: Divulgação / Sara Ricciardi - Crédito: Marco Menghi
Paolo Trevisan - Crédito: Divulgação / Sara Ricciardi - Crédito: Marco Menghi

A conexão entre a Serra Gaúcha com a Itália mostra, mais uma vez, sua relevância com a realização do Italian Design Day (IDD) em Caxias do Sul. Pelo segundo ano no município serrano, a programação ocorre na segunda-feira (25), na Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), e explora a temática “Fabricar valor: Inclusividade, inovação e sustentabilidade". O evento é promovido pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre com a colaboração da CIC Caxias, Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul e o apoio das empresas ítalo-brasileiras Florense e Trento.

Os palestrantes convidados são dois importantes nomes do design italiano: o arquiteto Paolo Trevisan, do icônico estúdio Pininfarina – empresa com mais de 90 anos de tradição entre os líderes mundiais em design automotivo para marcas icônicas como Ferrari e Maserati –, e a designer Sara Ricciardi, diretora de Arte da cadeia de hotéis 5 estrelas Starhotels, que conduzirão o debate acerca da relevância do ofício para gerar valor material e imaterial a produtos.

A abertura oficial do evento será realizada pelo cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. Ambos os convidados desta edição do IDD abordarão a temática da inclusão, a partir das diferentes identidades e habilidades existentes dentro de um grupo social; da inovação, a fim de buscar caminhos e materiais diferentes para os projetos; e da sustentabilidade, reforçando o uso consciente dos recursos naturais. Especialistas na área, Trevisan e Sara são representantes legítimos da arte do design italiano, celebrado ao redor do mundo como fonte de inspiração na criação de objetos de desejo e de soluções criativas nos mais diversos segmentos – moda, automotivo, mobiliário, interiores, entre tantos outros. 

Organizado anualmente pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Itália, o IDD está em sua oitava edição. Através da rede diplomática das sedes consulares, dos Institutos culturais e das Câmaras de Comércio da Itália, o evento temático ocorre em mais de 100 países, antecedendo o prestigiado Salão do Móvel de Milão, que acontecerá de 16 a 21 de abril.

Sobre os palestrantes do IDD RS 2024

Paolo Trevisan traz o nome da Pininfarina, um dos estúdios de design mais influentes do mundo, notório por projetar carros para marcas como Ferra para o IDD em Caxias do Sul. Vice-presidente sênior de Design da Pininfarina America, subsidiária da empresa nos Estados Unidos, ele gerencia a equipe de design para garantir o DNA, a identidade e a linguagem da marca em todos os projetos nas Américas. Gerenciou mais de 100 iniciativas, incluindo trabalhos para marcas como Coca-Cola e 3M, e liderou os primeiros projetos residenciais construídos pela empresa em todo o mundo. O trabalho de design de Trevisan abrange experiência em design industrial, arquitetura e interiores, gráficos e embalagens e projetos de transporte. Sua visão inovadora é influenciada por sua experiência holística de trabalho com design em diferentes verticais. 

Outra convidada do evento, Sara Ricciardi é reconhecida internacionalmente como uma designer multifacetada. Desenha produtos para galerias de arte e para interiores de lojas e hotéis com forte cunho cenográfico. Na rede Starhotels, criou o projeto La Grande Bellezza, que visa criar artefatos de luxo para os hotéis da marca com artesanato italiano. Ela também é a diretora criativa da Texturae, uma empresa italiana de papel de parede, e da Karpeta, marca especializada em tapetes contemporâneos, tendo seu trabalho admirado por sua estética definida por uma mensagem conceitual precisa. Já foi homenageada pelo museu de arte e design Triennale di Milano e pela revista Elle Decor como uma das vozes mais convincentes no cenário do design contemporâneo.

Serviço

Italian Design Day 2024 - IDD RS
Data: dia 25 de março de 2024, das 14h às 17h
Endereço: CIC de Caxias do Sul (Rua Ítalo Victor Bersani, 1.134 - Jardim América)
Ingresso: evento gratuito, com vagas limitadas, mediante inscrição prévia pelo sympla܂com܂br (buscar por IDD RS)
On-line: o evento terá transmissão simultânea no YouTube por meio do canal do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de Imprensa Italian Design Day

Galeria de imagens