Notícias

Os ensinamentos do Caminho de Santiago na gestão das empresas

Gerais

Publicado em 21/02/2018

Em reunião-almoço da CIC, empresário Emílio Finger relatou experiências de superação - Foto: Julio Soares/Objetiva
Em reunião-almoço da CIC, empresário Emílio Finger relatou experiências de superação - Foto: Julio Soares/Objetiva

Os ensinamentos do Caminho de Santiago de Compostela sobre coragem, planejamento e determinação, facilmente associáveis à gestão de empresas, foi o foco da palestra do empresário nascido em Flores da Cunha Emílio Finger, na reunião-almoço que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) realizou nesta quarta-feira (21). Para Finger, uma das principais lições que a experiência lhe proporcionou está a de que “a realização é só mais uma parte do caminho, e que um sonho é apenas um desejo até o momento em que você começa a atuar sobre ele”.

Finger não foi um mero peregrino entre os mais de 300 mil que percorreram os 936 quilômetros até Compostela em 2017.  Aos 54 anos, é acostumado a superar limites desde que contraiu poliomielite aos seis meses de vida e precisou conviver com suas sequelas. Para quem teve de enfrentar o seu maior desafio, que foi ficar em pé pela primeira vez, aos seis anos, Finger fala com humildade sobre o feito de ter percorrido a pé aproximadamente 350 quilômetros da distância que forma o Caminho de Santiago. “Não se desiste pelo tamanho dos desafios, mas por opção”, enfatizou, ao falar sobre superação.

O empresário afirmou ainda que testa seus limites diariamente, e que é possível fazer tudo aquilo que se acredita e se sonha. O desafio de Santiago de Compostela, dito por muitos que o conheciam como uma loucura, surgiu a partir do convite feito pela amiga Leidy Indicatti. Após decidir que encararia o desafio, foram meses de preparo físico e psicológico para as dificuldades que com certeza iria enfrentar. Planejamento, persistência e disciplina, segundo Finger, são fundamentais para quem deseja vencer qualquer desafio. Com ele não foi diferente, assim como não é no dia a dia das empresas. “As conquistas nos deixam um aprendizado, o de que temos de continuar, que esta é só mais uma etapa, que temos de vencer todos os dias, entregar metas todos os dias, sonhar todos os dias”, destacou.

Ainda em relação às lições aplicáveis à gestão de uma empresa, o empresário disse que é preciso prestar atenção às pessoas que estão ao redor, e que o trabalho em equipe é essencial para quem almeja o sucesso. “Quando as funções são bem definidas, os resultados vêm”. Ele ainda sustentou que criatividade e bom humor superam qualquer dificuldade, tornando os problemas menores do que realmente são. Ao finalizar sua palestra, disse que as pessoas são responsáveis pelas empresas e não o contrário. “Façam das empresas de vocês uma grande família, e acabarão por fazer uma grande caminhada”. Ao final do evento, Emílio Finger foi bastante cumprimentado e aplaudido de pé pela plateia.

Esta foi a única reunião-almoço da CIC no mês de fevereiro. O calendário semanal às segundas-feiras será retomado no dia 5 de março. Nesse dia, a empresária Vera Masi, diretora da B8 Eventos e idealizadora da BIJOIAS, a maior feira de negócios do País no segmento de bijuterias, acessórios, joias de prata e aço, folheados e semijoias, realizada em São Paulo, será a palestrante. Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a reunião-almoço debaterá a importância das feiras setoriais para fomentar novos negócios e impulsionar a divulgação de marcas e fabricantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)