Notícias

CIC comemora entrada em vigor do Certificado de Origem Digital para Argentina

Negócios Internacionais

Publicado em 10/04/2017

Mauro Vencato, diretor de Negócios Internacionais da CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC
Mauro Vencato, diretor de Negócios Internacionais da CIC - Foto: Candice Giazzon/CIC

No dia 10 de maio, entra em vigência definitiva os Certificados de Origem Digital (COD) para o comércio entre Brasil e Argentina. A medida, anunciada no início deste mês pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), foi comemorada pelo diretor de Negócios Internacionais da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) Mauro Vencato. “O impacto será bastante positivo, pois haverá desburocratização e agilidade nos processos de exportação de mercadorias”, salientou o diretor ao comentar que o COD poderá trazer uma economia de cerca de 35% na emissão do documento e uma redução de prazos de até três dias para aproximadamente 30 minutos. A CIC, que possui um departamento para emissão de Certificados de Origem, já está habilitada a emitir o documento em plataforma digital.

Os principais produtos exportados pelo Brasil à Argentina são bens de capital, bens de consumo duráveis e não duráveis, peças e acessórios de equipamentos de transporte, insumos industriais, alimentos e bebidas destinados à indústria e combustíveis e lubrificantes. Em relação a Caxias do Sul, de acordo com Vencato, no ano passado, as vendas de empresas locais para o país vizinho somaram U$ 115,9 milhões, um crescimento de 4,5% sobre 2015.

Já nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, Caxias do Sul exportou U$ 24,3 milhões para a Argentina, o que representa um aumento de 17,8% sobre igual período de 2016. No total, em todo o ano passado foram emitidos 1.619 certificados pela unidade de Caxias do Sul. Já nos três primeiros meses deste ano, este número chega a 373 documentos. “O COD virá para reforçar a Argentina como um importante parceiro comercial de Caxias do Sul e Região”, opinou o diretor de Negócios Internacionais da CIC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC