Notícias

Tecon Rio Grande oferece operação multimodal pelo Terminal de Santa Clara

Gerais

Publicado em 20/03/2017

Renê Wlach palestrou na CIC sobre atrativos da navegação interior  - Foto: Julio Soares/Objetiva
Renê Wlach palestrou na CIC sobre atrativos da navegação interior - Foto: Julio Soares/Objetiva

Em outubro de 2016, o Tecon Rio Grande, operadora de serviços portuários, passou a movimentar containers a partir do Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, retomando o transporte desse tipo de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto de Rio Grande. A alternativa tem possibilitado uma redução de 20%, em média, no custo final do exportador com logística, conforme revelou o diretor Comercial do Tecon, Renê Wlach, em palestra na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (20).

Como o calado do Rio Jacuí não permite o acesso de navios de grande porte, os terminais de Santa Clara e Rio Grande foram concebidos para operar de forma integrada. Os carregamentos são feitos em embarcações menores classificadas para navegação interior no Terminal de Santa Clara e enviados para Rio Grande onde são carregados em navios maiores de longo curso e cabotagem. Batizado de Contesc, o Terminal de Santa Clara, que transporta grande parte das cargas de resinas da Braskem para Rio Grande, já movimentou 72 containers para exportação da Marcopolo e 94 containers de importação da Tramontina. “Este projeto traz ganho logístico e redução de custos para os exportadores e importadores da Serra”, afirmou Wlach.

As duas viagens semanais entre Triunfo e Rio Grande são feitas por uma embarcação com capacidade para 170 TEUS. Além da redução dos custos com transporte, o atendimento multimodal otimiza o uso de equipamentos, redução de intermediários, garantia de cumprimento de prazos e parceria com o modal rodoviário. “Não somos concorrentes do caminhão. Precisamos do caminhão nas duas pontas, por isso o projeto multimodal resulta em frete mais competitivo, além de outros atrativos”, ponderou o diretor Comercial do Tecon Rio Grande.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download