Notícias

Prefeito apresenta balanço à CIC e agradece pela parceria com o poder público

Gerais

Publicado em 15/12/2016

Alceu Barbosa Velho foi recebido pelo presidente Nelson Sbabo e lideranças sindicais - Foto: Ícaro de Campos
Alceu Barbosa Velho foi recebido pelo presidente Nelson Sbabo e lideranças sindicais - Foto: Ícaro de Campos

O prefeito Alceu Barbosa Velho participou nesta quarta-feira (14) da última reunião do ano entre presidência e diretores da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) com a Diretoria Sindical. Na ocasião, Alceu apresentou projetos e ações de sua gestão às lideranças empresariais na sala de reuniões da presidência. A primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, e o chefe de Gabinete, Paulo Dahmer, acompanharam o encontro.

 Alceu foi recepcionado pelo presidente da CIC, Nelson Sbabo, que agradeceu pela iniciativa do prefeito. “Hoje fazemos a última reunião do Conselho Sindical. São 23 sindicatos que formam a estrutura da CIC. Em nome de todos, agradeço pela sua presença aqui, o que considero mais uma forma que cada um de nós terá para conhecer melhor todo seu trabalho ao longo desses quatro anos. Agora, merecidamente, terá umas férias”, disse.

Para Alceu, o encontro foi uma oportunidade muito importante. “Para nós, e particularmente para mim, é mais do que uma obrigação como Chefe do Executivo estar aqui em um quórum tão qualificado. Considero fundamental fazer esta prestação de contas que está sendo levada também a outros segmentos da comunidade”, frisou.

Alceu iniciou sua apresentação falando do planejamento estratégico desenvolvido pelos servidores de todas as secretarias: uma iniciativa inédita, com resultado muito positivo. “Com esse planejamento, constatei, e também com minha experiência ao longo desses 20 anos de vida pública, que é possível otimizar e dar mais rapidez aos processos, apesar das peculiaridades do serviço público”, destacou. Ele apresentou iniciativas como por exemplo o SMU Web, projeto premiado desenvolvido em parceria com o Sinduscon, gerando mais eficiência e agilidade nos processos administrativos ligados à construção civil.

Em seguida, o prefeito Alceu detalhou o que considera ser duas das maiores obras de seu governo: a implantação de infovia e o SIM Caxias. “Implantamos mais de 177 km de fibras óticas pelo município. A Prefeitura está totalmente interligada às UBSs, às escolas. É tudo online. Criamos também o Diário Oficial Eletrônico, o que nos fez economizar mais de 70%. Isso foi um grande avanço, mas para se chegar lá foi preciso muito trabalho”, salientou. Sobre o SIM Caxias, Alceu enfatizou o resultado positivo de um projeto inovador. “O SIM Caxias foi apresentado para mim por servidores engenheiros de trânsito e transportes. Acreditei nesse projeto e tinha certeza de que o resultado seria muito bom. Hoje não temos mais filas enormes de ônibus como tínhamos, a região do Cruzeiro também ganhou fluxo no trânsito e a proibição para dobrar à direita diminuiu em 60% os acidentes nas ruas Pinheiro Machado e Sinimbu. Então vejo como um sucesso toda essa empreitada”, concluiu.

Além disso, Alceu pontuou outros grandes projetos de seu governo, como o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. "Se prosseguir no ritmo atual, ao final de 2017 já poderá licitado”, observou. Citou também a MAESA, que já está escriturada e registrada em nome da Prefeitura e a Comissão Especial de Uso, que já definiu como o espaço deve ser usado; o Programa de Asfaltamento do Interior (PAI 3), que vai asfaltar mais de 70 km no interior; a passarela da entrada do bairro Planalto, todos com todos os projetos prontos; a duplicação da BR-116, também com projeto pronto; a rotatória em frente à Codeca, com projeto e dinheiro em caixa para sua execução, entre outros. “São projetos estruturais bem desenvolvidos e que nessa transição de governo estou fazendo questão de passar tudo ao prefeito eleito”, lembrou.

Foram ainda destacadas pelo prefeito outras questões como o geoprocessamento que qualificou todo o processo do IPTU, o Rota Nova, novas praças, parques e áreas de lazer, o Ecoparque, Parque dos Pinhais, o Licenciamento Ambiental, o Samae, o Ipam, a Codeca, a FAS, a Festa da Uva, o combate ao comércio ambulante, a construção dos tanques de contenção que acabaram com os alagamentos em Caxias, e a aprovação das contas dos anos 2013 e 2014.

Por último, o prefeito falou sobre as grandes áreas do governo: a educação, a saúde e a segurança. “Entregamos oito escolas infantis, ginásios e diversas melhorias às escolas de ensino fundamental. Passamos de 39 mil alunos para 43 mil na rede. Houve investimento forte nesta área. Assim como na saúde, onde 5 mil novos cartões SUS foram gerados com a migração dos pacientes egressos dos planos particulares, além dos cinco mil cartões SUS de imigrantes estrangeiros. Houve o aumento de mais de 100 atendimentos/dia só no Postão 24h. Mantivemos 100% o atendimento na Oncologia do Hospital Geral, assim como o repasse de R$ 500 mil/mês aos Hospitais Pompéia e Geral. Na segurança, destinamos mais de R$ 5 milhões/ano para garantir equipamentos, combustível e moradia para policiais do policiamento comunitário”, lembrou.

Alceu concluiu enfatizando que todas essas ações e projetos só foram possíveis porque houve muita gestão, elencando prioridades e congelando salários do Prefeito, Vice, secretários e cargos em comissão, entre outras medidas duras de contenção de despesas. “Então, a nossa parte, apesar de tudo, nós fizemos. Quero agradecer por esta oportunidade e dizer que sempre tive um respeito muito grande por esta entidade. Muito obrigado. Estamos aí até o dia 31 e ainda temos muita coisa para fazer”, finalizou.

Ao final da apresentação, todo os presentes receberam um relatório da gestão 2013/2016 entregue pelo prefeito.

Fonte: Morgana Perini / Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal