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Como administrar custos e determinar preços competitivos na prática

Facilitadores

Moacir Bortolotto
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Especialização em Marketing e Vendas pela ULBRA, Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e pelo CENEX (Centro de Excelência Profissional).
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
35 anos nas funções de:
Gerente Nacional de Vendas da Randon S/A Implementos e Participações, atuando principalmente nas seguintes atividades: Gestão de Equipes, Administração de Vendas, promoção de vendas, vendas diretas a clientes, vendas através de Canais de Vendas (Rede com mais de 60 Distribuidores/Concessionários), implementando metas de vendas com acompanhamento e controle. Mentor do Programa de Escola de Excelência Sucessores dos Distribuidores Randon, participação na construção do PEG RANDON (Programa de Excelência Randon, com base no PGQP - Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade). Diretor Proprietário da Rodare Representações Comerciais Ltda., representante Comercial da Randon S/A Implementos e Participações de 2009 a 2013. Diretor Comercial e Vice Presidente da ABRADIR (Associação Brasileira dos Distribuidores Randon) no biênio 2012 e 2013.

Isidoro Ciconet Filho
Doutorado em Administração pela Unisinos, Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA em Marketing pela FGV.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
30 anos nas funções de:
Gerente de Merchandising na Ford Brasil S.A;
Gerente de Marketing na Randon S.A e Racon – Consórcios.
Gestor Executivo no Fátima Educação (Faculdade e Escola Técnica);
Professor universitário de graduação e pós-graduação e Consultor em Gestão Empresarial, com ênfase em administração, especialmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico, Marketing, Endomarketing, CRM (Customer Relationship Management), Estratégia Mercadológica, Gestão da Inovação, Comportamento Organizacional, Liderança e Negociação.
Diretor da Esperienza Consultores Associados

Objetivos

Capacitar seus funcionários para compreenderem a exata dimensão dos custos da sua empresa. Habilitar a equipe para detectar oportunidades de redução de custos. Mostrar a importância de monitorar, diariamente, os custos da empresa. Revelar os efeitos diretos da não qualidade, desperdício, retrabalho no aumento dos custos. Mostrar aos funcionários a importância do controle de custos e os reflexos no resultado da empresa. Socializar com as equipes a responsabilidade de todos com a redução de custos e o crescimento da empresa Proporcionar aos vendedores maior segurança e poder de negociação pelo conhecimento de como é determinado o preço dos produtos da empresa. Instruir o vendedor para aumentar seu poder de persuasão e vender "valor" ao invés de "preço" Explicar para a área comercial a importância dos momentos de aumento e redução de preços Mostrar as possíveis consequências de aumento e redução de preços junto ao mercado (concorrência e clientes) Discutir com a área comercial ferramentas e argumentos eficazes para aplicação em negociações de aumento de preços

Programa

Dinâmica de grupo
Apresentação
Formação de equipe de trabalho
Parte 1 - Exposição de conteúdos
O que são custos?
Como se classificam os custos?
Princípios de custeio.
Como calcular o custo de um produto?
Como montar um demonstrativo de resultados?
O que é ponto de equilíbrio?
Como reduzir o custo do produto?
Análise das ferramentas para gerenciar estrategicamente custos e identificação de problemas de custo
Custo da não qualidade
Orçamento
Trabalhos práticos
Parte 2 - Exposição de conteúdos
O que é preço?
O que deve ser considerado na formação do preço? fatores internos e fatores externos
Quais as abordagens possíveis para a precificação?
Estratégias para a precificação.
Como é feita a formação do preço de venda?
Estratégias para ajuste de preços.
Estratégias para aumento e para redução de preços.

Investimento

Associadas à CIC: R$ 477,00
Estudante - Requerimento de matrícula: R$ 545,00
Não Associadas à CIC: R$ 652,00

Formas de Pagamento

  • Nota fiscal em nome da empresa:
  • - À vista (dinheiro ou cartão)
  • - Cheque
  • - Faturado 15 dias:
  • - Faturado em 3 x - 30d, 60d e 90d
  • Nota fiscal em nome do participante:
  • - À vista (dinheiro ou cartão)
  • - Cheque
  • - Cartão de Crédito (3 vezes - 30d, 60d e 90d)

Valor da Apostila

Apostila digital para download: Gratuito
Ao efetuar a inscrição, o site disponibilizará uma chave para acesso ao download gratuito do arquivo da apostila, em formato PDF.

APOSTILA IMPRESSA
R$ 19,50

Estudantes devem enviar comprovante de matrícula para o e-mail cursos.vendas@cic-caxias.com.br ou apresentá-lo no primeiro dia de aula.

Apostila digital para download - gratuita
O site disponibilizará uma chave de acesso para download da apostila, em formato PDF.

Apostila impressa pela CIC - R$ 19,50
A apostila será entregue ao participante do curso no primeiro dia de aula.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
À vista: em dinheiro ou cartão de débito
Parcelado: 3x no cartão de crédito ou cheque (sob consulta)
Desconto especial a partir da segunda inscrição. Consulte-nos!

ASSOCIE-SE À CIC E USUFRUA JÁ SUAS VANTAGENS!

Incluso: coffee-break, estacionamento gratuito, salas equipadas, acesso à rede wireless e certificado digital mediante 75% de frequência.

Local do evento, informações e inscrições

Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul - CIC
Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Bairro Jardim América | Caxias do Sul - RS
Fones cursos: (54) 3218.8058 / 3218.8038 / Fone geral: (54) 3218.8000 / Fax: (54) 3218.8073

Período:

Dias 26 e 27 de abril de 2017

Horário:

Das 18h30 às 22h30

Carga horária:

8 horas

A quem se destina:

Aos profissionais da organização que necessitam de conhecimentos sobre custos, determinação de preços e conscientização da importância de redução de custos e desperdícios. Para pessoas precisam se especializar e desenvolver técnicas de levantamento de custos para formação de preços e obter resultados efetivos de vendas.