Notícias

Em clima de emoção, quatro mulheres são reconhecidas com o 20º Mérito Empreendedora 

Conselho da Empresária

Publicado em 05/03/2024

Zica Stockmans, Elisete Pioner, Silvia Paniz e Agatha Tonietto homenageadas na CIC Caxias - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Zica Stockmans, Elisete Pioner, Silvia Paniz e Agatha Tonietto homenageadas na CIC Caxias - Foto: Júlio Soares/Objetiva

Em sua vigésima edição, o Mérito Empreendedora revelou a trajetória de quatro mulheres que se destacaram nas áreas da Indústria, Comércio, Serviços e Cultura. O evento, uma iniciativa do Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), foi realizado desta segunda-feira (4), durante edição especial da RA, atraindo um público de aproximadamente 210 pessoas. Foram homenageadas Silvia Paniz, na categoria Indústria, Elisete Pioner, na categoria Comércio, Agatha Tonietto, na categoria Serviços, e Zica Stockmans, na categoria Cultura.  

“Um momento especial e significativo para reconhecer e homenagear o talento, a dedicação e o espírito empreendedor de mulheres que têm feito a diferença em suas respectivas áreas de atuação. Este reconhecimento celebra a força, a coragem e a inovação femininas”. Com estas palavras, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, saudou o público presente à entrega do 20º Mérito Empreendedora. Loro lembrou que o evento, que insere a CIC Caxias nas comemorações ao Dia Internacional da Mulher, também marca a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea e a importância de sua participação nos espaços de decisão. “Ao celebrarmos as conquistas destas empreendedoras, reafirmamos nosso compromisso com a promoção de oportunidades para todos, independentemente de gênero”, afirmou. 

A presidente do Conselho da Empresária da CIC Caxias, Grasiela Tesser, reiterou que “com este reconhecimento, não homenageamos somente estas quatro mulheres, mas todas as mulheres empreendedoras que, diariamente, em suas jornadas multitarefas, encontram força, equilíbrio e leveza para conduzirem suas vidas pessoais, profissionais e muitas de voluntariado. A cada ano, ao ofício de empreender somam-se novos ingredientes desafiadores. Se não são suficientes os cenários políticos ou econômicos, a mudança do perfil geracional e a própria tecnologia são exemplos desses desafios modernos”. Ainda de acordo com Grasiela, “o Mérito Empreendedora tem por objetivo homenagear mulheres que escolheram superar estes desafios, conquistaram seus espaços, deixam suas marcas e o fazem com garra, coragem, dedicação – sem perder a leveza, a sutileza e principalmente, a capacidade de se emocionar.

Visivelmente emocionadas, Silvia, Elisete, Agatha e Zica agradeceram à escolha, sentindo-se honradas com a homenagem prestada pela CIC Caxias. Bastante aplaudidas, cada uma teve sua trajetória apresentada em vídeo durante a solenidade, também emocionando o público com suas histórias de vida. O evento foi prestigiado pela vice-prefeita Paula Ioris, pela presidente da Câmara de Vareadores, Marisol Santos, pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, pelo presidente do Conselho Superior da CIC Caxias, Nadir Rizzi, pelo presidente do Conselho Deliberativo, José Valtuir de Almeida, pelos vice-presidentes Idalice Manchini e Eduardo Michelin e pelos familiares das homenageadas, além das integrantes do Conselho da Empresária da entidade. 

Homenagem à Festa da Uva

Outro ponto alto da noite foi a homenagem prestada pelo presidente Celestino Oscar Loro ao presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva 2024, Fernando Bertotto, à rainha Lizandra Chinali e às princesas Eduarda Menezes e Letícia de Carvalho, presentes no evento. Loro ressaltou o êxito da festa e a importância do trabalho dedicado e incansável dos quatro para a realização de um grande evento. Aplaudidos pelo público, a corte e Bertotto foram presenteados com flores e vinho. 

AS HOMENAGEADAS

Categoria INDÚSTRIA - Silvia Regina Paniz 

Silvia Regina Paniz é a dedicada contadora e administradora da Silpa Peças e Equipamentos. Cresceu no seio de uma família empreendedora, filha de Hermenegildo e Rosalina Paniz, irmã de Gilmar Ângelo e Valmir José Paniz, mãe de Taylor Paniz e avó de Laura. Desde a fundação da Silpa em 1973, Silvia esteve envolvida no negócio, contribuindo para seu crescimento e sucesso. Após a morte de seu irmão em 2011, assumiu um papel ainda mais ativo na administração da empresa, mantendo os valores de qualidade, tradição e confiança legados de seu pai.

Categoria COMÉRCIO - Elisete Maria Pioner 

Elisete Maria Pioner, mãe de gêmeas e administradora da Pioner Ótica e Joalheria, possui uma trajetória marcada por resiliência. Filha de Ivo e Claire, e irmã de Ivandro e Ivonei, Elisete acumulou formação em Pedagogia, Administração de Empresas e Marketing, além de se especializar como Técnica Ótica. Após anos de aprendizado na Pioner da BR 116, assumiu em 1996 a gestão da loja na Avenida Rio Branco e fundou a Ótica Elisete Kids. Superou desafios como a morte de seu primeiro marido e um assalto, tornando-se um exemplo de força e dedicação.

Categoria SERVIÇOS - Agatha Maria Tonietto 

Agatha Maria Tonietto é uma advogada e empreendedora à frente do escritório Ágatha Tonietto & Advogados Associados em Caxias do Sul. Membro ativa do Conselho da Empresária e da CIC Caxias, Agatha tem uma formação consolidada, com graduação pela PUC de Porto Alegre e pós-graduações em áreas-chave do Direito. Seu escritório é reconhecido pela excelência no atendimento a empresas de diversos portes e pela especialização em direito empresarial, trabalhista patronal, família, sucessões e consumidor. Agatha também fundou a EuropaPerTe, uma consultoria especializada em cidadania europeia e equivalência de diploma. 

Categoria CULTURA - Zica Stockmans 

Zica Stockmans, nascida Idalzi Stockmans em Nova Prata, é a apaixonada fundadora da Companhia Tem Gente Teatrando, em Caxias do Sul. Desde a infância, mostrou interesse pelo teatro, levando-a a se formar em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul e a especializar-se em teatro e educação. Desde 1989, a Tem Gente Teatrando se tornou seu grande projeto de vida, oferecendo formação profissionalizante e semestral para atores e atrizes e tornando-se um espaço diversificado para a arte e cultura. Zica é reconhecida por seu empreendedorismo cultural e contribuição significativa para a cena teatral local.

Sobre o Mérito Empreendedora 

O Mérito Empreendedora é uma iniciativa anual do Conselho da Empresária da CIC Caxias, atualmente presidida por Grasiela Tesser, e que tem como vice-presidente Beatriz Caregnato, que celebra e reconhece a contribuição de mulheres empreendedoras nos setores da Indústria, Comércio, Serviços e Cultura, Educação ou Serviço Social. Desde a sua criação, o evento se tornou um marco no calendário empresarial, promovendo a visibilidade e o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens