Laboratórios de Serviços Tecnológicos

Associado CIC! Conheça as oportunidades de inovação em desenvolvimento tecnológico, laboratórios, pesquisas e serviços que a Universidade de Caxias do Sul oferece.

Tecnologia e Pesquisa

< Voltar

Laboratório de Ensaios Mecânicos - LAMEC é um conjunto de laboratórios da Engenharia Mecânica do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, instalado no Bloco D do Campus Universitário de Caxias do Sul. Atende a empresas da região que buscam complementação de suas necessidades tecnológicas, fundamentado no tratamento de "imparcialidade" dos resultados e no status da "capacidade tecnológica".

O Laboratório de Corrosão e Proteção Superficial tem em sua equipe, engenheiros químicos e professor doutor capacitados para atender à comunidade empresarial para realizar ensaios de corrosão para verificação de desempenho e caracterização de materiais e, serviços de consultoria na área de corrosão e tratamento de superfície.

A confiabilidade e imparcialidade dos resultados que emitimos e o cuidado na realização dos ensaios é o que nos reconhece como um laboratório qualificado para realizar ensaios acelerados de corrosão. O LCOR está atento às necessidades do mercado tendo como metas a qualidade dos serviços e do atendimento aos nossos clientes.

O LCOR atende diversos setores industriais: automotivo, petroquímico, metal-mecânico, revestimentos metálicos, tintas.

O Laboratório de Análises e Pesquisas Ambientais - LAPAM integra o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia,instalado no Bloco V do Campus Universitário de Caxias do Sul. Foi reestruturado em 2011 visando dar suporte laboratorial e desenvolver atividades a partir de problemas enfrentados na área ambiental. A confiabilidade e imparcialidade na realização de seus serviços lhe confere várias certificações e qualidade dos serviços prestados.

O Laboratório tem como objetivos desenvolver e fornecer suporte ao ensino, a pesquisa em diversas áreas, e na prestação de serviços a indústria, monitorando a qualidade dos seus efluentes visando a atender às legislações vigentes conforme CONAMAS, CONSEMAS (FEPAM), realizando ensaios físico-químicos, microbiológicos , biológicos. Atua juntamente à comunidade avaliando a qualidade das águas dos rios, lagos e mananciais da região.

O LAPAM oferece serviços de coleta e análises em amostras de:

>> Águas residuárias industriais e domésticas >> Águas subterrâneas (poços de monitoramento) >> Águas pluviais >> Águas superficiais >> Águas de processos >> Resíduos sólidos

O Laboratório de Polímeros - LPOL integra o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia mantendo relações com as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Caxias do Sul. Em suas dependências são desenvolvidas atividades de diversos cursos de Engenharia e Tecnologia e de dois programas de pós-graduação que contemplam as atividades do Doutorado e Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais e do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias.

Além disso o LPOL oferece ao setor produtivo do país uma série de análises e ensaios voltados ao processamento de materiais poliméricos. Com uma infraestrutura laboratorial em constante calibração e ambiente controlado, que possibilita o mais alto grau de confiabilidade e reprodutibilidade nos serviços contratados, o laboratório está apto a realizar seus procedimentos segundo as normas ASTM, ISO, ABNT, DIN, bem como segundo as normas internas dos clientes, após análise de viabilidade.

O IMC está capacitado para auxiliar projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas de todos os portes e segmentos industriais, como o da construção civil, automotivo e metal-mecânico, de petróleo e gás, entre outros. As principais áreas de atuação do IMC são:

Propriedades Termofísicas dos Materiais

  • Laboratórios Tomas Netzsch I e II - Reologia de Suspensões, Pastas e Resinas
  • Laboratório de Reologia - Caracterização e Processamento de Matérias-primas
  • Laboratório Paulo Renato dos S. Souza de Caracterização de Materiais - Caracterização de Fases e Microestruturas
  • Laboratório de Preparação de Amostras
  • Laboratório de Microscopia Ótica e Eletrônica - Simulação Computacional
  • Laboratório de Computação Científica

O Laboratório de Tecnologia Construtiva (LBTEC) integra a estrutura do Centro de Artes e Arquitetura e localiza-se no Campus 8. Foi construído em 2002 para atender às atividades do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UCS. Em agosto de 2004, iniciou os trabalhos de prestação de serviços na área de ensaios tecnológicos de materiais de construção, buscando preencher uma lacuna até então existente na região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul.

Desde então, tem formado parcerias com construtoras, concreteiras, indústrias cerâmicas e outras empresas ligadas ao ramo da construção civil, visando ao controle de qualidade dos materiais de construção.

O Laboratório Central de Microscopia Professor Israel Baumvol, inaugurado em maio de 2015, recebeu o nome do Professor Israel Jacob Rabin Baumvol, fundador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UCS, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da ciência e da formação acadêmica.

O LCMIC presta serviços à comunidade acadêmica e a empresas de diferentes segmentos. Entre os equipamentos que constituem sua infraestrutura laboratorial, destaca-se um microscópio eletrônico de varredura por emissão de campo (MEV/FEG), de última geração, capaz de ampliar uma amostra até 1 milhão de vezes. Esse microscópio é equipado com detector de espectroscopia de dispersão em energia (EDS) do tipo SDD (silicon drift detector), que permite a realização de análises qualitativas, semi-quantitativas, quantitativas e de distribuição elementar para caracterização química dos elementos presentes no material em avaliação.

Na prestação de serviços às empresas, o Laboratório está apto a atuar em diversas linhas de pesquisa, tais como: desenvolvimento de produto, engenharia reversa, controle de qualidade, avaliação de matérias-primas e produtos finais, estudos de caso, análise de falhas, entre outros.

A técnica de microscopia eletrônica de varredura é muito flexível, permitindo a inspeção e produção de imagens ampliadas com uso de um feixe de elétrons focalizado para avaliação de metais, polímeros, cerâmicas, minerais, resíduos sólidos, oxidação e corrosão, materiais compósitos, entre inúmeros outros, gerando informações acerca da microestrutura, composição e morfologia.

O Laboratório de Novas Tecnologias de Produção foi criado através de uma parceria da UCS com empresas fabricantes de equipamentos tecnológicos como a Zeiss, Okuma e Seco, para dar suporte aos projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Entre seus objetivos, destaca-se a difusão do conhecimento acerca da integração de sistemas produtivos, atuando no desenvolvimento e prestação de serviços, através de novas tecnologias que podem ser aplicadas em ambiente fabril para produzir bens de consumo e no controle de qualidade dos processos produtivos. O LNTP disponibiliza ao setor produtivo serviços nas áreas de usinagem e metrologia de precisão.

O Laboratório de Novas Tecnologias de Produção - LNTP atua nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento de processos de fabricação/verificação de componente;
  • Prestação de serviços de usinagem e metrologia de precisão;
  • Treinamento e qualificação em programas de educação continuada.

A Tecnologia

A Tecnologia de Prototipagem Rápida consiste na manufatura de peças por meio do processo de adição de materiais. Nessa técnica não existe a necessidade da fabricação de ferramentas intermediárias, nem limitação quanto a geometria da peça, permitindo a fabricação da peça diretamente do modelo digital, ou seja, modelo CAD. Tal técnica é aplicada para diminuição do ciclo de desenvolvimento de produtos, permitindo aos desenvolvedores de produtos verificarem as características físicas da peça, quanto a sua forma final, montagem e testes de laboratório, dependendo da aplicação.

Empresas do ramo de design, utilidades domésticas, eletrônica, automobilística, construção civil, etc vem usando tal técnica para diminuição do tempo de desenvolvimento, minimização de erros e lançamento de produtos antes de seus concorrentes.

Nossos Serviços

Com o objetivo de dar suporte aos processos de inovação, dentro e fora da Universidade, o Laboratório de Prototipagem Rápida - LPRA - criado com o apoio da FINEP vem atuando como um dos Laboratórios nacionais para apoio as empresas da Região e do Brasil. O mesmo presta serviços para os mais diferentes setores empresariais, contanto com uma política e processo de atendimento aos clientes formalizado e garantindo o sigilo dos trabalhos realizados.

Equipamentos

O Laboratório conta com uma Impressora 3D, tecnologia Polyjet (inkjet), marca Objet Eden 350V. As peças produzidas são confeccionadas em resinas poliméricas, possuindo essas propriedades que podem variar de mais rígidas até mais flexíveis.