Notícias

Case Kurotel de governança familiar é apresentado na CIC

Gerais

Publicado em 13/08/2018

Sócia do empreendimento, Rochele Silveira palestrou na reunião-almoço desta segunda-feira (13) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Sócia do empreendimento, Rochele Silveira palestrou na reunião-almoço desta segunda-feira (13) - Foto: Julio Soares/Objetiva

Fundado a partir da ideia de que não seria um hotel convencional, o Kurotel, localizado em Gramado, na Serra Gaúcha, que está na segunda geração à frente do negócio, hoje é modelo na implantação de governança familiar e sobre como conduzir uma organização ao crescimento organizado e sustentável. Uma das sócias-diretoras do empreendimento, Rochele Silveira apresentou o case da família na reunião-almoço realizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira (13).

Na empresa fundada em 1982 pelos pais, das quatro filhas, duas atuam diretamente no negócio. "O primeiro passo, ao iniciar o processo de governança, em 2011, foi buscar junto a outras empresas familiares, de todos os portes, experiências já vivenciadas, além do acompanhamento de um profissional que nos auxiliasse em distinguir as questões da família, da propriedade e dos negócios", observou ela. "Tínhamos a convicção de que era preciso separar bem estes pontos para que a empresa pudesse dar início à sua perpetuação e evitar qualquer tipo de conflito familiar que pudesse surgir. O trabalho é longo, apresenta muitos desafios, mas traz excelentes resultados", assegurou.

A terceira geração também já está sendo preparada, revelou Rochele. Ao dar início ao sistema de governança corporativa, foram apresentados dois focos a serem desenvolvidos: a criação do Conselho de Família e o planejamento sucessório. "Vimos que haviam vários aspectos a serem trabalhados, como interesse, capacidade, limitações, superações, e ainda o fato de que as quatro filhas precisavam estar cientes de tudo igualmente. Foi um trabalho muito interessante e nosso objetivo é mantê-lo", afirmou ela. O Kurotel também criou o Conselho Consultivo, o Estatudo do Conselho de Família, com a definição do papel de cada filha e com regras que serão utilizadas pelas gerações, e implementou o Código de Ética.

O Kurotel hoje emprega 150 pessoas e atende entre 40 e 50 clientes na semana.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)