Notícias

Especialista aborda participação do mundo empresarial no provimento de políticas sociais

Gerais

Publicado em 18/06/2018

Léo Voigt palestrou na reunião-almoço da CIC que comemorou os 15 anos do Instituto Elisabetha Randon - Foto: Julio Soares/Objetiva
Léo Voigt palestrou na reunião-almoço da CIC que comemorou os 15 anos do Instituto Elisabetha Randon - Foto: Julio Soares/Objetiva

Alusiva aos 15 anos do Instituto Elisabetha Randon, a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (18) tratou do tema responsabilidade social empresarial. O cientista político Léo Voigt, que preside a Fundação Gerações e a Cooperativa Mãos Verdes, de Porto Alegre, especialista no tema, palestrou ao empresariado sobre como o investimento na comunidade pode compor o capital social da empresa, usando o propósito e as ações do Instituto Elisabetha Randon como exemplo de como ocorreu o ingresso do mundo empresarial no provimento de políticas sociais no Brasil.

Voigt também falou sobre o ambiente regulatório do Terceiro Setor e das políticas públicas inclusivas e de fomento que buscam colocar para dentro da sociedade quem está fora e não tem acesso aos mesmos bens para seu próprio desenvolvimento. Essas políticas, segundo o especialista, não são exclusividade do Poder Público, que usa recursos públicos para fins públicos. É aí que entra o Terceiro Setor, explicou. “São recursos privados para fins públicos”.  Ele destacou a importância de uma concertação entre os diferentes atores envolvidos para a solução dos problemas sociais, o que chamou de governança local solidária. “A ideia é dar exequibilidade aos direitos de acesso aos meios de desenvolvimento social, mudando o perfil da periferia das cidades em que vivemos”, ponderou o cientista político.

Em 15 anos, o Instituto Elisabetha Randon já beneficiou milhares de pessoas e a comunidade por meio de iniciativas voltadas à promoção da cidadania e do desenvolvimento social. São ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado, por meio de programas como o Florescer, Florescer Iniciação Profissional, Vida Sempre, Ser Voluntário, Rede Parceria Social e Memorial Randon, relatou a diretora-presidente do Instituto, Maurien Randon Barbosa.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, ressaltou o trabalho do Instituto Elisabetha Randon e para homenagear o aniversário da instituição fez a entrega de uma placa a Maurien.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens