Notícias

Emprego e segurança devem dominar debate político em 2018, afirma Carolina Bahia

Gerais

Publicado em 21/05/2018

Jornalista da RBS palestrou na reunião-almoço desta segunda-feira (21) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Jornalista da RBS palestrou na reunião-almoço desta segunda-feira (21) - Foto: Julio Soares/Objetiva

Com a visão de quem há 17 anos acompanha os bastidores dos principais acontecimentos políticos do País, a editora-chefe da sucursal da RBS em Brasília, Carolina Bahia, palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (21), sobre o quadro político após o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em sua opinião, o jogo eleitoral ainda está bastante aberto, com cerca de oito candidatos a presidente no páreo, mas é certo que emprego e segurança - problemas que mobilizam a cabeça dos brasileiros - serão os temas principais das eleições gerais deste ano. “Falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiros”, destacou.

Ainda no quadro político, apesar do ex-presidente Lula estar preso por corrupção e lavagem de dinheiro, o PT deve manter sua candidatura à presidência, afirmou a jornalista. Mesmo preso, acrescentou, Lula lidera pesquisas, mas não tem capacidade de transferência de votos, o que torna a situação dos partidos de esquerda uma incógnita. “Aliança em torno de Ciro?”, questiona Carolina.

Da mesma forma, a situação do MDB, que pretende lançar a candidatura do ex-ministro Henrique Meirelles, deverá influenciar as próximas eleições. Além de ter dificuldades em fazer a defesa do legado de Michel Temer, o partido tem grandes nomes envolvidos em escândalos de corrupção, como Romero Jucá, Geddel Vieira Lima e Eliseu Padilha, o que lança dúvidas sobre quem será de fato o candidato de centro. Para Carolina, além de Meirelles e Ciro Gomes, estarão na disputa Marina Silva, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, Manuela D´Ávila e Guilherme Boulos. “Vamos viver uma eleição de alto risco, o da ilusão do eleitor com o discurso de um salvador da pátria”, advertiu.

Para a jornalista, “precisamos buscar alguém que dê sinais claros de que poderá levar o País para o caminho da credibilidade e da estabilidade”.  Nos últimos anos, avaliou, duas pernas do tripé “dólar flutuante, meta de inflação e superávit fiscal” foram comprometidas. Somente a credibilidade, estabilidade, previsibilidade e transparência garantirão o equilíbrio e o sucesso do novo governo. “O Brasil que eu quero é um Brasil com a capacidade empreendedora desta Região, que exija de seus dirigentes capacidade de gestão, de diálogo e que entenda do que a sociedade precisa. Votar bem e diminuir o nível de corrupção é uma missão de todos nós”, finalizou Carolina Bahia.

FESTA DA UVA – Antes da palestra da jornalista Carolina Bahia, a CIC homenageou as novas soberanas da Festa Nacional da Uva, eleitas em certame no último sábado (19) e que terão a missão de representar a cidade na próxima festa, marcada para 22 de fevereiro a 10 de março. Em um de seus primeiros compromissos, a rainha Maiara Perottoni e as princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer foram recebidas com aplausos pelo público da reunião-almoço e receberam flores das mãos do presidente da CIC, Ivanir Gasparin, dos vice-presidentes Mauro Bellini, Jaime Andreazza e Maristela Tomasi Chiappin, e do presidente do Conselho Deliberativo da entidade, José Quadros dos Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerrta Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens