Notícias

Comércio Exterior em Pauta esclarece dúvidas sobre Siscoserv

Negócios Internacionais

Publicado em 18/04/2018

Diretora da filial RS da WTM do Brasil, Dione Nizzola Pioner, falou sobre os cinco anos do sistema - Foto: Candice Giazzon/CIC
Diretora da filial RS da WTM do Brasil, Dione Nizzola Pioner, falou sobre os cinco anos do sistema - Foto: Candice Giazzon/CIC

“O Siscoserv vai muito além do cumprimento de mais uma obrigação acessória. Tanto tomadores quanto prestadores de serviço têm responsabilidades fiscais e tributárias a serem melhor conhecidas e atendidas. A prestação de serviços no comércio exterior está vivendo uma nova e importante fase. ” A opinião é da diretora da filial Rio Grande do Sul da WTM do Brasil, Dione Nizzola Pioner, que palestrou nesta quarta-feira (18) no 9º Comércio Exterior em Pauta, realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Negócios Internacionais. O evento teve como tema “Cinco anos de Siscoserv: novo cenário”.

Dione traçou um paralelo entre os cenários pré e pós-Siscoserv, que é um sistema criado em agosto de 2012 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e Receita Federal em que os contribuintes do Brasil precisam informar todas as suas transações de compra e venda com residentes e domiciliados no exterior que envolvam serviços. Antes de sua implementação, o cenário era de grande facilidade de envio de divisas, grande liberdade para emissão de documentos, além de o governo ter poucos meios para cruzamento de informações.

Com o Siscoserv, explicou a especialista, houve a criação de um complexo conjunto de leis, normas e regulamentos que ainda gera muitas dúvidas. Além disso, o sistema permite o cruzamento com outras obrigações, como Siscomex, Siscarga, Sisbacen e DIRF, por exemplo. “Agora há a necessidade de conhecer melhor cada serviço e seus aspectos legais e fiscais”, orientou a palestrante.

Dione Nizzola Pioner é bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e possui MBA em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem mais de 19 anos de atuação em comércio exterior, com ampla experiência na gestão de importação de empresas industriais, tendo também trabalhado com serviços de agenciamento de carga e desembaraço aduaneiro.

O 9º Comércio Exterior em Pauta contou com o patrocínio de Marcopolo, Transportes Sérgio Muraro, One Way, Tecon Rio Grande, Vitória Câmbio e Zulmar Neves Advocacia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download