Notícias

Como construir valor para marcas com o marketing cultural

Gerais

Publicado em 20/03/2018

Este será o tema da próxima reunião-almoço da CIC, em palestra do especialista Manoel Marcondes Neto - Foto: Elias Gass
Este será o tema da próxima reunião-almoço da CIC, em palestra do especialista Manoel Marcondes Neto - Foto: Elias Gass

“Embora pareçam conflitantes, os campos de interesse do marketing e da cultura estão cada vez mais relacionados. Um número crescente de produções culturais necessita equipar-se para conquistar seu público, o que pode ser alcançado com o auxílio de diversas ferramentas do marketing.” A afirmação é do doutor em Ciências da Comunicação Manoel Marcondes Neto, que será o palestrante da próxima reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), na segunda-feira (26).  Marcondes, que é formado em Relações Públicas e autor da pioneira tese de doutorado ‘Marketing Cultural: características, modalidades e seu uso como política de comunicação institucional’ (USP, 2000), vai ampliar o debate em torno do tema “Construindo valor para sua marca com o marketing cultural”.

O convidado da CIC foi produtor artístico-cultural por uma década e dedica-se à pesquisa no campo da Economia Criativa, onde desenvolveu uma tese de pós-doutoramento intitulada ‘Marketing para as Artes: evolução do conceito – e da aplicação de marketing cultural’, voltada ao seu primeiro objetivo: auxiliar artistas e grupos criativos na viabilização comercial de seu trabalho. Teve publicados, entre outros, ‘Marketing para as Artes' (Lumen Juris, 2017), ‘Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil’ (Ciência Moderna, 2011, em parceria com Lusia Angelete Ferreira) e ‘Marketing Cultural: das práticas à teoria (Ciência Moderna, 2008). Edita o website ‘Marketing e Cultura: comunhão de bens’ (www.marketing-e-cultura.com.br) desde 1999, e o portal do Observatório da Comunicação Institucional (www. observatoriodacomunicacao.org.br), ONG que preside desde 2013.

A reunião-almoço será comemorativa aos 30 anos da Tabone, que atende aos principais polos moveleiros nacionais, fornecendo fitas de borda e puxadores, além de oferecer projetos técnicos para os segmentos de eletrodomésticos, cosméticos, automobilístico e construção civil.

SERVIÇO
O QUÊ: Reunião-almoço da CIC
CONVIDADO: Manoel Marcondes Neto
QUANDO: Segunda-feira, 26 de março
NETWORKING: 11h30
PALESTRA: 12h
LOCAL: Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 – Bairro Jardim América – Caxias do Sul (RS)
PATROCÍNIO: Florense, Pioneiro, UCS
COPATROCÍNIO: Agrale, Banrisul, BRDE, Marcopolo, Empresas Randon, RGE, RPP Construtora, Selbetti
APOIO: Emercor, Fortaleza
Reservas: http://www.ciccaxias.org.br – link Reunião-Almoço
Informações: (54) 3218-8042 / (54) 3218-8061
Associadas: R$ 55,00 / Não associadas: R$ 75,00

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)