Notícias

Daniel Guerra fala na CIC sobre saneamento da máquina pública e apresenta planejamento estratégico para o desenvolvimento de Caxias

Gerais

Publicado em 19/03/2018

O prefeito palestrou na entidade nesta segunda-feira (19) sobre desafios e perspectivas para o futuro do município - Foto: Antonio Valiente
O prefeito palestrou na entidade nesta segunda-feira (19) sobre desafios e perspectivas para o futuro do município - Foto: Antonio Valiente

Convidado da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (19), o prefeito Daniel Guerra iniciou sua palestra, a um público estimado em 310 pessoas, sobre o tema “Caxias: desafios e perspectivas”, afirmando que 2017 foi um ano em que se redefiniu completamente a relação do poder público municipal com as entidades privadas, pela entrada em vigor da Lei 13.019 de 2014. De acordo com Guerra, a administração adotou medidas de contenção de despesas e racionalização dos investimentos, corte de cargos em comissão, de diárias, de locações do município, de publicidade oficial, e de repasse de recursos públicos para festas e eventos, o que permitiu o enxugamento da máquina pública.

“Estamos vendo o Estado parcelando e atrasando salários, a capital Porto Alegre, também, parcelando salários. Nós, sendo o terceiro maior ente público do Rio Grande do Sul, não parcelamos e nem parcelaremos ou atrasaremos salários. Temos um custo de mais de R$ 700 milhões ano em folha, que honraremos fielmente com nossos servidores para, ao fim e ao cabo, manter a eficiência dos serviços públicos na nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Daniel Guerra mencionou que a Prefeitura Municipal não é diferente de qualquer empresa, pois precisa se manter solvente para recuperar sua capacidade de investimento e estar em dia com suas obrigações com o quadro de servidores para que a comunidade seja bem atendida. “Isso nada mais é do que gestão”, declarou. Ele lembrou ainda que por muitos anos os “empreendedores e a sociedade vêm sendo convidados a pagar a conta das gastanças do dinheiro público por políticos irresponsáveis e isso, de maneira recorrente, se faz com a saída mais óbvia para quem não tem compromisso com a população: se aumenta impostos, se onera a sociedade, e cada vez mais empobrecemos como País, estrangulando a capacidade do setor produtivo em se auto-organizar e gerar riqueza.” Segundo o prefeito, sua gestão será marcada pelo caminho inverso e assegurou que não haverá criação ou aumento real de impostos nos próximos três anos. “O que os empreendedores necessitam é de um ambiente favorável e de uma administração pública eficiente para gerar riqueza, trabalho e renda, para que possamos recuperar os preciosos postos de trabalho perdidos com a crise, e temos a certeza que estamos no caminho certo”, complementou.

O prefeito falou ainda de outras medidas de austeridade e ajustes implementadas em seu governo, mas salientou que agora, “arrumada a casa”, a administração municipal trabalha em várias frentes para garantir um novo ciclo de desenvolvimento para Caxias do Sul. “Em 2018, não há como pensarmos em um cenário que não seja positivo. Nossa missão é simplificar, tornar o setor público eficiente e sustentável”, reiterou. Entre as medidas citadas pelo prefeito estão a inauguração da Sala do Empreendedor, propor no Plano Diretor o aumento no padrão do porte das médias indústrias, investir em infraestrutura e mobilidade, construir novas escolas e centros desportivos e trabalhar na concretização do aeroporto de Vila Oliva. “O grande marco do desenvolvimento de Caxias do Sul e Região para este século, a exemplo do que foi a BR-116 nos anos 50 e 60, será o Aeroporto de Vila Oliva. É necessário que o governo do Estado honre o compromisso assumido de pagar a desapropriação das áreas, hoje, em torno 20 milhões. Assim, iremos viabilizar o Aeroporto de Vila Oliva”, frisou.

MOBILIZAÇÃO POR CAXIAS - Em seu pronunciamento, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, pediu o efetivo engajamento e comprometimento do poder público municipal no projeto Mobilização Por Caxias, cuja articulação lançada no ano passado por cerca de 30 entidades visa tratar de temas como infraestrutura, incluindo a outorga do estado ao município do Aeroporto Regional Hugo Canterggiani, turismo, ambiente amigável aos negócios, manutenção e atração de investimentos, educação, saúde, segurança pública, urbanismo, desenvolvimento econômico e social e agronegócios. “São todos temas relevantes e abrangentes, por isso, para concretizar essa demanda, acreditamos que é necessária a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que seja o motor da mobilização. E nesse ponto, queremos contar com seu apoio e iniciativa”, disse Gasparin ao prefeito Daniel Guerra.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTB6267)