Notícias

Workshop da Qualidade: executivos debatem impacto da Internet das Coisas na economia

Desenvolvimento e Competitividade

Publicado em 06/12/2017

Tema da segunda edição do evento discutiu a necessidade de adaptação às novas tecnologias - Foto: Francine Spiller/CIC
Tema da segunda edição do evento discutiu a necessidade de adaptação às novas tecnologias - Foto: Francine Spiller/CIC

Em sua segunda edição, o Workshop da Qualidade teve como tema “Indústria 4.0 e a Internet das Coisas”, com enfoque na indústria, comércio e serviços. Realizado nesta terça-feira (5), o evento, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade, trouxe a Caxias do Sul executivos das empresas Altus, IBM, Resultados Digitais e Dassault Systèmes.

O presidente da Altus Sistemas de Automação, Luiz Gerbase, que falou sobre como a Internet das Coisas pode criar valor aos negócios, ressaltou que a economia está diante de uma nova convergência de tecnologias. A Internet das Coisas, explicou, é a interconexão de objetos, embarcados com processadores, sensores, atuadores e conectividade, permitindo que estes objetos coletem e troquem dados entre si ou com sistemas centrais, sem intervenção humana. “Estamos presenciando a quarta revolução”, afirmou.

Gerbase também falou sobre o que estas novas tecnologias agregam à indústria, usos mais comuns, estimativas de mercado e impacto econômico e sobre o plano de ação em curso no Brasil para implementação da Internet das Coisas.

Já o francês Rémi Germain, gerente técnico para o canal de vendas indiretas da Dassault Systèmes na América Latina, fez uma retrospectiva das revoluções que impactaram a economia mundial e falou sobre os novos hábitos e as novas necessidades que surgiram neste novo cenário.

Também foram palestrantes o especialista em Growth Hacking da Resultados Digitais, Renan Fernandes, e o líder de Soluções da Indústria da IBM Brasil, Sergio Reis.

O 2º Workshop da Qualidade teve patrocínio da Vêneto Transportes.


Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)