CSS Light Web Gallery

30/11/2017 | CONSELHO DA EMPRESÁRIA

Especialista revela benefícios do mindfulness

Vivian Kratz foi a convidada da última edição de 2017 - Foto: Candice Giazzon/CIC
Vivian Kratz foi a convidada da última edição de 2017 - Foto: Candice Giazzon/CIC

A psicóloga e jornalista Vivian Kratz palestrou no último Café com Informação do ano de 2017, realizado nesta quinta-feira (30), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Promovido pelo Conselho da Empresária da CIC, o evento teve como tema Atenção plena para produzir mais e viver melhor.

Vivian revelou que o emprego da palavra mindfulness, ou atenção plena, surgiu no contexto do budismo ocidental e data do final do século XIX, quando o termo começou a ser utilizado para traduzir determinados conceitos e práticas. Com o avanço de estudos científicos sobre o tema, a prática começou a ser usada por empresas para obter ganhos de produtividade e por pessoas que desejam melhor qualidade de vida.

“Em um mundo com tantos apelos e que valoriza a multitarefa, prestar a atenção no momento presente pode fazer toda a diferença. Um dos temas mais estudados do momento, o mindfulness é uma prática ou estado mental que ajuda a viver o aqui e agora, melhorando a concentração e o foco e promovendo uma série de benefícios para a saúde e a produtividade nas empresas”, relatou Vivian. No Brasil, o mindfulness começou a ganhar força nos últimos quatro anos, mas estudos científicos mundiais sobre o tema já somam mais de três décadas. A especialista disse ainda que as pessoas nascem com a habilidade da atenção plena, porém, vai sendo perdida ao longo da vida.

De acordo com a palestrante, a prática regular da atenção plena reduz o estresse e as reações exacerbadas, ajuda no manejo da ansiedade, aumenta a consciência corporal e a regulação emocional, melhora a criatividade, torna os praticantes melhores ouvintes, reduz o risco de recaídas de episódios depressivos e favorece o prazer e o hábito de comer apenas o suficiente. Tem se mostrado eficaz também como terapia complementar em distúrbios psicológicos e no tratamento de várias doenças.

Vivian explicou que embora as técnicas se pareçam, a atenção plena e a meditação não são sinônimos. O mindfulness é entendido como um processo psicológico que envolve o automonitoramento atencional, observou.

Vivian Kratz é especialista em Comunicação e Multimídia pela Université de Toulon (França), Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), possui Aperfeiçoamento em Terapias Cognitivas na Wainer Psicologia e Work Experience pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Graduada em Psicologia com ênfase em Saúde e Educação pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e em Jornalismo pela UCS, tem experiência com grupos, orientação vocacional, clínica e projetos de promoção de saúde e qualificação de equipes. Produziu e apresentou programas de rádio e TV, escreveu para jornais e revistas e há mais de cinco anos escreve para revista Afrodite e outras publicações corporativas. É psicóloga clínica com consultórios em Caxias do Sul e Farroupilha.

O Café com Informação tem patrocínio  master da Vivelle Móveis, patrocínio de Aline Babetzki Advocacia e Consultoria Jurídica, Conception Centro de Reprodução, Fernanda Farias, Monterey, Pioner Joalheria e Óptica, Rede de Ensino Caminho do Saber, Useall Software, Sicoob Meridional, e apoio de Personal Smart Hotel.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Downloads

Outras Notícias