Notícias

Caxias do Sul e Little Rock se tornam cidades-irmãs

Gerais

Publicado em 10/11/2017

CIC acompanhou solenidade de assinatura do acordo de cooperação - Foto: Petter Campagna Kunrath
CIC acompanhou solenidade de assinatura do acordo de cooperação - Foto: Petter Campagna Kunrath

Caxias do Sul e Little Rock, capital do estado de Arkansas, nos Estados Unidos, agora são cidades-irmãs. A solenidade de assinatura do acordo de cooperação ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), no Salão Nobre da Prefeitura. O acordo objetiva facilitar o desenvolvimento de oportunidades para o estabelecimento de relações econômicas, sociais, culturais e educacionais. A solenidade foi acompanhada pela diretora de Negócios Internacionais da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) Denise Gallio e pelo diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto.

O termo de cooperação assinado pelo prefeito Daniel Guerra e também por Mark Stodola, prefeito de Little Rock, está alinhado com as relações amigáveis entre as duas cidades e os povos dos Estados Unidos e do Brasil. Segundo o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, a história das colonizações das duas cidades são semelhantes, fato que aproxima ainda mais as trocas de experiências. “Temos muito a aprender com os sólidos valores dos americanos. Temos certeza que poderemos trabalhar juntos para desenvolver a prosperidade, a economia, a cultura e a tecnologia duas cidades”, enfatizou o prefeito.

As cidades compartilham objetivos e aspiração de cooperação internacional, prosperidade mútua, desenvolvimento econômico e paz mundial. Em vista disso, ambas têm o interesse de ampliar e fortalecer laços, se tornando cidades-irmãs através da organização sem fins lucrativos Sister Cities Internacional.

“Hoje é um dia especial para nós, pois iniciamos uma relação duradoura com Caxias do Sul para criar um caminho de oportunidades em diversas áreas. Estou ansioso para ver nossa juventude aprendendo com Caxias por um longo tempo”, disse Ashvin Vibhakar, representante de Stodola na solenidade.

A lei que declara Caxias do Sul e Little Rock cidades-irmãs foi aprovada na quarta-feira (8) pela Câmara de Vereadores do município.

À noite, membros da delegação de Little Rock participaram do jantar “Noite da Salada”, promovido pelo Conselho da Empresária da CIC. E nesta sexta-feira (10) pela manhã, a comitiva foi recebida na CIC pela presidência do Executivo e Superior, diretores de Negócios Internacionais e presidentes de sindicatos patronais. Na reunião que será realizada à tarde na Universidade de Caxias do Sul, a CIC foi novamente representada diretora de Negócios Internacionais Denise Gallio e pelo diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto. À noite, no jantar em Canela em homenagem aos visitantes, Dalberto também estará presente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SDETE e da CIC