Notícias

Economia de Caxias volta a ficar no azul depois de 39 meses

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 31/10/2017

Dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt
Dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt

O desempenho da economia de Caxias do Sul em setembro apresentou queda de 6% em relação a agosto, mas cresceu 7,3% em relação a setembro de 2016. O acumulado no ano já é positivo em 4,3%, enquanto a alta nos últimos 12 meses atingiu o índice de 1,1%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de setembro de 2017 foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira (31) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O desempenho de setembro foi justificado pelas duas entidades em razão do menor número de dias úteis. “Mas a boa grande notícia é que no acumulado de 12 meses conseguimos apresentar crescimento positivo”, destacou a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo.

“Depois de 39 meses no vermelho, a economia em setembro passou para o azul, e esse é um fato importante”, afirmou o também diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt. Ele ponderou que o processo de retomada do crescimento está bastante lento, além de se mostrar frágil e vulnerável em função de fatores que influenciam o desempenho econômico, como a situação fiscal do País. “Vamos celebrar, mas ficar com os olhos abertos e bem atentos”, enfatizou.

A análise comparativa com agosto deste ano mostra que o desempenho da indústria e do comércio colaboraram para o resultado negativo da economia caxiense em setembro. A indústria caiu 11,5% em relação a agosto e o comércio registrou redução de 7%. Os serviços, porém, cresceram 4,7% no mesmo comparativo. No acumulado do ano, a indústria cresceu 5,8%, o comércio, 5%, e os serviços, 1,2%.

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de setembro houve ligeira alta, sendo abertos 101 empregos no município. No ano, o acumulado é de 0,7% de crescimento, com 1.033 vagas a mais. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 159.556. 

Os indicadores do mercado externo apontam queda de 13% nas exportações e crescimento de 38,2% nas importações na comparação entre setembro de 2017 e setembro de 2016. No acumulado do ano, as exportações cresceram 1,4%. As importações também registraram desempenho positivo no acumulado de janeiro a setembro, porém, bem maior: 23%. Na comparação entre setembro e agosto de 2017, as exportações cresceram 2,7%, enquanto as importações caíram 2%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense em setembro é positivo em 5,7% em relação a agosto.

Também participaram da coletiva de imprensa o vice-presidente de Comércio da CIC, Ivanir Gasparin, o diretor-executivo da CIC, Gelson Dalberto, o diretor da CDL Ricardo Comandulli e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download