Notícias

Reitor da Unicesumar defende escola integral para Brasil chegar à educação de qualidade

Gerais

Publicado em 25/09/2017

Wilson de Matos Silva palestrou na reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira (25) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Wilson de Matos Silva palestrou na reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira (25) - Foto: Julio Soares/Objetiva

“Empreendedorismo e educação” foi o tema da palestra em que o fundador e reitor do Centro Universitário Cesumar, Wilson de Matos Silva, narrou sua trajetória empreendedora na reunião-almoço desta segunda-feira (25), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Na oportunidade, defendeu a escola integral como pressuposto para uma educação de qualidade e justiça social no Brasil. “A escola deve ser um ambiente interessante e desafiador que desperte nos alunos a necessidade da busca pelo conhecimento, pelo desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pela sociedade do Século 21", disse.

"Somente uma educação de qualidade possibilitará que o Brasil consiga se posicionar como uma nação justa, democrática e efetivamente equitativa”, destacou ainda o reitor Ao apresentar o retrato da alfabetização no Brasil em números, o reitor lembrou que os alunos do ensino básico ficam em média quatro horas em sala de aula. 32% deste tempo é desperdiçado com indisciplina e atividades burocráticas, como a chamada, revelou.

Ao afirmar que a educação brasileira acumula problemas estruturais – as escolas são os piores espaços da sociedade pelas péssimas condições – e culturais – a escola não é prazerosa -, Matos Silva enfatizou a sua visão empreendedora em educação, cuja importância está na formação de profissionais e cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária. “O conhecimento é um bem maior, resgata a dignidade, transforma pessoas, prepara alunos para serem vencedores, lapida o caráter humano e induz a sociedade para a paz. O conhecimento é o principal pilar para o desenvolvimento de uma nação, para aguçar a visão empreendedora e despertar líderes para abrir caminhos”, ponderou.

Fundada em 1990, a Unicesumar está posicionada entre 4% das melhores instituições de ensino superior do País. De acordo com o reitor, a Unicesumar, que está relacionada entre os dez maiores grupos de educação do Brasil, conta hoje com 92 mil alunos em todo o território nacional e segue em processo de expansão. Matos Silva revelou que a meta é chegar a 2020 com 180 mil alunos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download