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População sênior muda perfil do mercado consumidor

Conselho da Empresária

Publicado em 31/08/2017

Martin Henkel é pesquisador do mercado consumidor sênior - Foto: Candice Giazzon/CIC
Martin Henkel é pesquisador do mercado consumidor sênior - Foto: Candice Giazzon/CIC

Pesquisador do comportamento do consumidor sênior, o fundador da SeniorLab Inteligência em Mercado 60+, Martin Henkel, palestrou no Café com Informação realizado nesta quinta-feira (31), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio do Conselho da Empresária, sobre a economia da longevidade. De acordo com Henkel, o mercado de consumo das pessoas com idade acima de 60 cresce a cada ano e está transformando o perfil populacional e o consumo. 

No entanto, afirmou o palestrante, a representatividade na economia e o potencial dos 60+ não têm sido adequadamente explorado por marcas, produtos e serviços. “Eles estão mais exigentes, têm tempo, têm dinheiro e não têm mais paciência com quem não os entende. É um grande desafio e imensa oportunidade para empresas que se posicionarem adequadamente junto a este público”, complementou o pesquisador. 

Para Henkel, não se trará de criar novos produtos ou serviços, mas de adequar a comunicação e o design dos que já existem para atender e conquistar a preferência do consumidor sênior. O “poder grisalho”, como chamou, é comprovado pelas estatísticas. Em 2050, o Brasil terá 64 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponderá a 30% da população. A expectativa é que neste mesmo ano o número total de idosos represente 21,5% da população mundial. No Brasil, em 2015, somando 25,4 milhões, eles representavam 13% da população, com o ingresso de 650 mil pessoas nesta faixa etária todos os anos.

O pesquisador disse que a nova terceira idade, que privilegia o estilo de vida e os cuidados consigo mesmo, é muito diferente da terceira idade de 10 ou 20 anos atrás, e isto pegou o mercado de surpresa. “Vivemos mais e vivemos melhor. 700 bilhões de reais estão no bolso dessa população”, enfatizou Martin Henkel referindo-se às oportunidades que o mercado sênior traz para as marcas que querem se relacionar com o grupo de consumo que mais cresce no País.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

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