Notícias

Economia de Caxias do Sul cresce 2,4% em julho

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 29/08/2017

Números foram apresentados nesta terça-feira (29) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Números foram apresentados nesta terça-feira (29) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC

Com um crescimento de 4% nos serviços e de 3,7% na indústria, a economia de Caxias do Sul cresceu 2,4% em julho, se comparada ao mês anterior. O comércio, porém, apresentou queda de 4% no período. Na comparação com julho de 2016, a economia local registrou alta de 9,8%. No acumulado dos últimos 12 meses o desempenho ainda é negativo em 2,4%, porém houve melhora em relação ao índice de junho, que foi de menos 4,3%. Os números do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de julho foram divulgados nesta terça-feira (29) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O levantamento mostra ainda que o acumulado de janeiro a julho também foi positivo: 2,9%, com indústria e comércio puxando o crescimento. Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias, são números bastante bons e levam à expectativa de zerar as perdas nos próximos meses. “Mês após mês nossa economia vem se recuperando e reduzindo os números negativos”, ressaltou.

O mercado de trabalho ainda apresentou retração, com o corte de 467 vagas, a maioria na indústria. No acumulado de 2017, o desempenho está estável em 0,4%. O comportamento de queda se verificou nos últimos 12 meses, quando os postos de trabalho em Caxias do Sul caíram 1,6%, com 2.615 empregos a menos. Apesar do saldo negativo, o também diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt afirma que “há um estancamento no desemprego”.

O saldo da balança comercial registrou alta de 8% em julho em relação a junho, com exportações crescendo 5,9% e as importações, 2%. No acumulado de janeiro a julho, o saldo foi positivo em 3%.

A Argentina, com quase 19%, permanece na posição de principal destino das exportações locais. Em seguida vêm Chile e Estados Unidos. Já a China, com 40%, continua o principal país de origem das importações caxienses em julho. Logo após aparecem Itália e Alemanha.

Também participaram da coletiva de imprensa o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo, o diretor da CDL Ricardo Comandulli e a assessora do Departamento de Economia e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download