Notícias

Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC analisa conjuntura e aponta sinais de retomada

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 14/08/2017

Documento foi divulgado nesta segunda-feira (14) pelo conselheiro Joarez Piccinini - Foto: Julio Soares/Objetiva
Documento foi divulgado nesta segunda-feira (14) pelo conselheiro Joarez Piccinini - Foto: Julio Soares/Objetiva

O Conselho Temático de Economia e Finanças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) sintetizou os assuntos de maior relevância da conjuntura econômica em um documento divulgado nesta segunda-feira (14), pelo conselheiro Joarez Piccinini. Na chamada “Carta Econômica”, o Conselho analisa o desempenho das principais economias mundiais, traça cenário de curto e médio prazo para a economia brasileira, apontam os principais aspectos que impactam na economia de Caxias do Sul, além de abordar o comportamento do mercado formal de trabalho, com base no desempenho da economia no segundo trimestre de 2016.

Para o Conselho, indicadores como inflação e taxa de juros tendem a cair e o desemprego a apresentar queda, embora em ritmo lento. Entre as tendências apontadas no documento da CIC estão a aprovação de uma Reforma da Previdência branda, menos profunda que a original, melhora contínua da confiança dos agentes econômicos e o surgimento de sinais mais nítidos da retomada econômica, apesar do crescimento ser lento e gradual.

Integram o Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC os seguintes empresários e especialistas: Alexander Messias, Astor Milton Schmitt, Joarez Piccinini, Idalice Manchini, Maria Carolina Gullo, Mauro Corsetti e Rafael Biedermann Mariante.

Para acessar na íntegra a Carta Econômica, clique no link abaixo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download