Notícias

Aberta a 21ª Feira do Programa Miniempresa

CIC Jovem

Publicado em 09/06/2017

Feira realizada pela CIC Jovem e Junior Achievement vai até domingo no Shopping San Pelegrino - Foto: Candice Giazzon/CIC
Feira realizada pela CIC Jovem e Junior Achievement vai até domingo no Shopping San Pelegrino - Foto: Candice Giazzon/CIC

Foi aberta nesta quinta-feira (8) e vai até domingo (11) a 21ª Feira do Programa Miniempresa, na Sala 200 do 1º andar do Shopping San Pelegrino. Carro-chefe dos programas de incentivo ao empreendedorismo da Junior Achievement, o Programa Miniempresa foi levado para estudantes do Ensino Médio de 17 escolas públicas e privadas de Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Nova Pádua e Farroupilha, por meio da Diretoria de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Durante 15 semanas, os jovens ficaram envolvidos em jornadas semanais, realizadas nas escolas por profissionais voluntários da comunidade empresarial. Jovens da faixa de 15 a 18 anos tiveram a oportunidade de participar de uma experiência prática em economia e negócios, aprendendo os processos de montagem e operação de uma empresa, chegando ao grande momento de criar e comercializar o seu produto. Acompanhados por voluntários, conheceram o método aprender-fazendo, criado por profissionais de Harvard e disseminado por todo o Brasil. 

Por meio do Miniempresa, os alunos dão os primeiros passos para saber o que é uma pesquisa de mercado, como captar recursos, desenvolver um organograma, participar da escolha e reunião de diretoria, entre outras etapas de gestão, até chegar ao grande momento de fabricar e vender o seu próprio produto na Feira da Miniempresa. Serão oferecidos para venda ao público desde suportes para notebook, luminárias, almofadas térmicas e de apoio para pipoca, pashminas com acessório até copos, entre outros produtos. 

Além dos estudantes, participaram da solenidade de abertura da feira o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Carlos Heinen, o superintendente do Shopping San Pelegrino, Rodrigo Moysés, a vice-presidente de Serviços da CIC, Shirlei Omizzolo, o coordenador da CIC Jovem William Cardoso de Oliveira, diretores e professores das escolas participantes, advisers e diretores da CIC Jovem.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)