Notícias

Palestra na CIC orienta MPEs para a inovação

Desenvolvimento e Competitividade

Publicado em 24/05/2017

Evento trouxe a Caxias do Sul a consultora do IEL-RS, que explicou metodologia de gestão da inovação - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Evento trouxe a Caxias do Sul a consultora do IEL-RS, que explicou metodologia de gestão da inovação - Foto: Giovana Schmitt/CIC

“Estruturando micro e pequenas empresas para a inovação” foi o tema da palestra que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade, realizou nesta quarta-feira (24). Para tanto, trouxe para palestrar no evento a consultora do Núcleo Regional do Rio Grande do Sul do Instituto Euvaldo Lodi Desenvolvimento Empresarial (IEL-RS) Greice de Rossi Gava e o fundador da Lamiecco Revestimentos Ecológicos, Alexandre de Andrade Figueiró, que apresentou o case da empresa.

Ao explicar como o IEL-RS estruturou a gestão da inovação em uma metodologia, Greice afirmou que uma empresa inovadora possui a capacidade de se renovar e se diferenciar continuadamente, gerando valor. “Alguns princípios são necessários para que a inovação faça parte da cultura da organização”, justificou. Esses princípios são:

1) Comprometer toda a organização;
2) Desenhar estratégias de inovação;
3) Estar atento às mudanças globais;
4) Desenvolver e gerenciar projetos inovadores;
5) Construir uma visão de futuro;
6) Enraizar uma cultura de inovação.

Entre os clientes do IEL-RS está a Lamiecco, case apresentado no evento. A empresa gaúcha com sede em Montauri foi fundada em 2007. Hoje possui 44 funcionários e atua em todo o território nacional e com exportações, produzindo revestimentos para móveis, painéis e fitas de borda. Todo os seus processos são automatizados. Com a consultoria do IEL-RS, as inovações representaram 18,9% da Resultado Operacional Bruto em 2016 e o objetivo da empresa é chegar a 30% de contribuição das inovações no faturamento, levando em conta o ano do lançamento e mais um, conforme revelou Figueiró. “A margem de contribuição do negócio subiu 40% e agregamos 64% de valor aos nossos produtos”, afirmou o empresário.

O IEL é uma entidade integrante do Sistema Fiergs que promove o desenvolvimento profissional e organizacional por meio da inovação, oferecendo capacitação, consultoria, espaços para experimentação e encaminhamento de estagiários ao mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens