Notícias

Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC analisa conjuntura e recomenda rigor no controle de custos

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 08/05/2017

Astor Schmitt apresentou principais pontos da Carta Econômica na reunião-almoço de hoje - Foto: Julio Soares/Objetiva
Astor Schmitt apresentou principais pontos da Carta Econômica na reunião-almoço de hoje - Foto: Julio Soares/Objetiva

O Conselho Temático de Economia e Finanças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) sintetizou os assuntos de maior relevância da conjuntura econômica em um documento divulgado nesta segunda-feira (8), durante a reunião-almoço, pelo diretor Astor Schmitt. Na chamada “Carta Econômica”, os conselheiros analisam o panorama econômico, a conjuntura internacional e brasileira e seus reflexos sobre a economia de Caxias do Sul, e apontam as principais tendências macroeconômicas.

Outro aspecto destacado no documento da CIC são as recomendações à classe empresarial para embasar a tomada de decisões. De acordo com os conselheiros, os empresários devem atualizar o planejamento estratégico de suas empresas considerando o cenário de retomada lenta e gradual da economia. Entre as sugestões, estão o de manter o foco no rigor do controle de custos e despesas, preservar o caixa, reduzir o endividamento de custo mais elevado e buscar capacidade de investimentos e produtos inovadores para fazer frente ao novo ciclo que se vislumbra após quase três anos de recessão.

Integram o Conselho Temático de Economia e Finanças da CIC: Alexander Messias, Astor Milton Schmitt, Joarez Piccinini, Idalice Manchini, Maria Carolina Gullo, Mauro Corsetti e Rafael Biedermann Mariante.

Para acessar na íntegra a Carta Econômica, clique no link.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download