Notícias

Festa da Uva será reestruturada e evento ocorrerá em 2019

Gerais

Publicado em 04/05/2017

Comissão Comunitária apresentou projeto de reestruturação ao Conselho Consultivo - Foto: Mateus Argenta
Comissão Comunitária apresentou projeto de reestruturação ao Conselho Consultivo - Foto: Mateus Argenta

O Conselho Consultivo da Festa da Uva se reuniu, na tarde de quarta-feira (3), para a apresentação do projeto de reestruturação do evento. Participaram do encontro na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) representantes do setor público e de sindicatos, além da presidente da Comissão Comunitária, Sandra Mioranzza Randon. 

A proposta prevê o adiamento da festa para fevereiro de 2019, mas os preparativos já se iniciam neste ano, com as inscrições para a escolha da rainha e princesas no período entre 16 de outubro e 16 de dezembro. Na sequência ocorrerá o pré-concurso até o evento final, marcado para 19 de maio de 2018. Além disso, a nova proposta prevê atividades nos pavilhões para celebrar a colheita, entre os meses de janeiro e março de 2018. A ideia é trazer entidades e comunidades do interior para valorizar a cultura e a gastronomia típica de Caxias do Sul. "É uma forma de atrair turistas e a comunidade para a ocupação daquele espaço. Nossa ideia é criar um clima de festa que não dure apenas durante a realização do evento maior, mas sim, trazer novas propostas de integrar as pessoas com a nossa cultura", destacou Sandra. Outro ponto relevante é o trabalho para desenvolver o turismo nos períodos em que o evento não ocorre, valorizando os roteiros e transformando a festa num canal permanente de promoção econômica, social e cultural. 

Esse prazo maior para a realização da festa faz parte de um planejamento estratégico que busca mais tempo para melhorar a infraestrutura do Parque de Eventos e captar novos parceiros, já que, a partir de agora, o evento terá que ser autossustentável, sem a utilização de recursos do município. Além disso, segundo a presidente da Comissão Comunitária, nos primeiros contatos com possíveis patrocinadores para 2018, foi acenado o apoio, mas com valores menores. 

O cronograma de ação foi montado a partir de conversas de Sandra com representantes da comunidade e de setores diretamente ligados ao turismo. Todos foram unânimes em afirmar que a marca Festa da Uva está consolidada, mas que precisa ser reorganizada para proporcionar um turismo de vivência, explorando mais a área rural. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul