Notícias

“Nosso foco é o desenvolvimento da Região”, afirma reitor da UCS

Gerais

Publicado em 24/04/2017

Evaldo Kuiava palestrou sobre os 50 anos da universidade na reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira (24) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Evaldo Kuiava palestrou sobre os 50 anos da universidade na reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira (24) - Foto: Julio Soares/Objetiva

“Continuamos acreditando, como os nossos fundadores, que o desenvolvimento se dá pelo conhecimento e sua aplicação”. A afirmação é do reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, que palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (24), sobre os 50 anos da UCS. “Essa é só a metade da história, porque a outra metade está para ser construída”, disse o reitor.

Kuiava lembrou que em 1966, o prefeito Hermes João Webber, o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi e o presidente da Associação Fátima, Virvi Ramos, vislumbraram a maturidade da cidade para reunir os cursos superiores em uma instituição universitária, oficializada em 10 de fevereiro de 1967. A solenidade de instalação ocorreria cinco dias depois, no Cine Teatro Ópera. “A UCS nasceu a partir da união das forças da comunidade e passou a ser referência para o desenvolvimento. Tem o reconhecimento legal de ser uma universidade comunitária, ou seja, é pública, mas não estatal. Não distribuímos dividendos, não estamos competindo com ninguém, porque o nosso foco é o desenvolvimento da Região, e isso precisa ficar bem claro”, afirmou.

Muitos números a respeito da UCS impressionam e atestam seu tamanho e importância no contexto regional. Entre eles, o de que 100 mil pessoas levam em seu currículo o nome da Universidade de Caxias do Sul. Com o processo de expansão regional, em 1993, a UCS passou a ter abrangência em 70 municípios da Região com suas sete unidades, além do campus-sede, envolvendo uma população de 1,3 milhão de pessoas. Hoje, são 38 mil alunos, 86 cursos de graduação, 122 especializações, 16 mestrados e oito doutorados. Os docentes, em número de 968 -  que o reitor mencionou como “nosso PIB intelectual” -, são em sua maioria mestres e doutores.

Evaldo Kuiava relembrou também a fase de reestruturação da universidade, ocorrida em plena crise de 1973, que culminou com a participação de mais representantes do poder público e da sociedade no Conselho Diretor. À época da reestruturação, a Associação Comercial e o Centro da Indústria Fabril, hoje a CIC, contribuíram com a criação de estruturas da UCS a partir da arrecadação de recursos de mais de 300 empresários, razão pela qual a entidade passou a ter duas cadeiras na fundação mantenedora. A CIC, aliás, já teve dois de seus presidentes na presidência da FUCS: Nelço Tesser, de 2002 a 2005, e Nestor Perini, de 2005 a 2008. Outras lideranças da entidade também ocuparam o cargo de vice-presidente da fundação, como é o caso do ex-presidente Carlos Heinen e do atual presidente da CIC, Nelson Sbabo.

O reitor e o vice-reitor, Odacir Graciolli, fizeram questão de enfatizar o caráter inovador da universidade e seu relacionamento com o mercado. “O futuro depende do conhecimento que inova, que agrega valor”, frisou Kuiava. Em 2015, foi inaugurado o Parque de Ciência e Tecnologia e Inovação da UCS, para empresas associadas residentes e não residentes. O parque atua como articulador entre a universidade, o setor público e o setor empresarial, gerenciando o fluxo de conhecimento e tecnologia voltados para a geração de ideias inovadoras, para a solução de problemas das empresas e para a criação de produtos ou processos com potencial de se tornarem empreendimentos rentáveis e competitivos no mercado.

Além do TecnoUCS, o ambiente de inovação da UCS conta com o Programa de Empreendedorismo (disciplinas de sensibilização), o ITEC/UCS (pré-incubação e incubação de startups e mercado) e o StartUCS (pré-aceleração e coworking), que já tem cases como Progenes, Murbi, Ubistart, Tecer e Musle. “Todo esse ambiente propicia interação com pesquisadores do mundo inteiro e acesso a todo este vasto conhecimento”, observou Evaldo Kuiava.

HOMENAGEM – O presidente da CIC, Nelson Sbabo, homenageou os 50 anos da UCS com a entrega de uma placa ao reitor Evaldo Kuiava. Sbabo ressaltou a evolução da universidade, a sua importância para o desenvolvimento econômico e social da Região e mencionou os obstáculos que foram necessários serem vencidos para torná-la uma instituição de renome.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens